SERVIDORES DO INCRA/AM PARALISAM PARA CHAMAR A ATENÇÃO DA POPULAÇÃO

Servidores federais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realizaram uma mobilização na manhã desta segunda-feira (14/05), com o objetivo de ‘chamar atenção’ da sociedade aos problemas enfrentados por eles. A mobilização começou AM_img_0358_manifestacao_incra_G1por volta de 9h da manhã frente a sede do órgão e cerca de 40 servidores paralisaram as atividades até o início da tarde.

 

Panfletos informativos foram distribuídos a pedestres e motoristas que transitavam pelo local durante a manhã. O informativo apresenta o real quadro da instituição que reclama por melhoria nas condições de trabalho, baixo salário e demonstrando que o encolhimento no número de servidores tem dificultado a atuação de fiscalização e assistência do instituto.

 

Dados divulgados pelo Incra dão conta que de 1985 a 2011 o órgão teve seu quadro de servidores reduzido de 9 mil para 5,7 mil. Neste mesmo período, sua atuação territorial foi acrescida em 32,7 vezes – saltando de 61 para mais de 2 mil municípios em todo o Brasil, um aumento de 124 vezes no número de projetos de assentamentos assistidos. Até 1985 o Incra geria 67 projetos de assentamento. Hoje este número supera os 8.700, e área total assistida passou de 9,8 milhões para mais de 80 milhões de hectares. O número de famílias assentadas atendidas pelo órgão passou de 117 mil para aproximadamente um milhão.

 

Dos dois primeiros concursos realizados na última década, cerca de 30% dos servidores já pediram exoneração. Do último concurso realizado em 2010, apenas 51% dos profissionais convocados assumiram devido ao baixo salário. Além da medida radical do Governo Federal, que segundo os servidores, em 2012, fez um corte de 70% no orçamento do órgão, inviabilizando as atividades institucionais de forma cruel.

 

Na próxima segunda-feira (21/05), o instituto vai realizar um evento chamado “Incra de Portas Abertas”, com o objetivo de mostrar para toda a sociedade a importância do trabalho feito pelos servidores, de que forma esse trabalho é feito, e esclarecer qual o real papel do instituto. Na ocasião, cada servidor vai sair de sua sala e montar a mesa de trabalho no pátio da sede do órgão, para atender a população que for procurar explicações sobre o Incra, no horário de  8h às 16h.

 

Fonte: A Crítica