SERVIDORES DO INCRA JUNTAM-SE A COLEGAS DE OUTROS ÓRGÃOS E ADEREM ÀS MOBILIZAÇÕES NO DIA NACIONAL DE LUTAS

A quinta-feira (15/03) foi de intensa mobilização, articulação e até paralisação para os servidores públicos federais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em todo o Brasil. Isso, porque era o Dia Nacional de Lutas – definido por entidades de representação nacional, a exemplo da Condsef –,  como forma de chamar atenção do governo e buscar apoio da sociedade na luta por serviços públicos de qualidade. Os servidores do Incra participaram de mobilizações por todo o Brasil – com destaque para Pernambuco, Rondônia e Pará, onde houve paralisações.

 

  

Em Recife, os servidores param suas atividades por toda esta semana – de 12 a 16/03 –, dando início ao processo de mobilização dos Servidores do Incra em Pernambuco. Na quinta-feira, o movimento ganhou mais força com a presença de integrantes do sindicato (Sindsep-PE) e colegas de outros órgãos. Segundo a Assincra/PE, as atividades contam com o apoio da superintendência e servidores da regional.

 

Incra_SR01_paralisa150312_0992_2
Em Belém (PA), durante toda a manhã desta quinta-feira, os servidores do Incra se concentraram nos portões da sede da autarquia regional para discutir a conjuntura nacional e os rumos da campanha salarial, além de acompanhar a mobilização em outros órgãos federais no Pará e no Brasil. Plano Collor e a questão dos "28%" também fizeram parte dos debates com os representantes do Sintsep-PA. Cedício Vasconcellos, Coordenador-geral do Sintsep-PA, destacou que há dois anos os servidores federais estão sem  reajuste salarial e que as mesas de negociações foram esvaziadas pelo governo com a edição dos Decretos 7.674 e 7.675.

 

Em Boa Vista (RO) os servidores do Incra paralisaram as atividades na manhã da quinta-feira, pondo-se em assembleia na entrada do órgão. À tarde, os profisionais do Incra se uniram a servidores de outros órgãos, sob coordenação do Sindsep-RO, em frente ao palácio do governo do Estado, onde fizeram discursos.

 

Em Goiás, a Assincra-GO visitou os servidores em seus locais de trabalho esclarecendo os mesmos sobre a importância da data e das mobilizações dos profissionais para o atendimento das reivindicações.

 

Por todo o País os sindicatos dos servidores federais congregaram profissionais de vários órgãos em eventos estaduais, sendo que em muitas unidades da federação houve visitaras aos locais de trabalho, em busca de esclarecer e arregimentar apoio para o movimento. Exemplo disso foi Santa Catarina onde o Incra e outros órgão federais no Estado receberam integrantes do Sindsep-SC e outros servidores.

 

Na Bahia, a Assincra-BA produziu documento no qual defende fortalecimento do Incra e equiparação com MAPA. Esse documento foi repassado a parlamentares do Estado. Em Marabá, os servidores decidiram fazer uma paralisação no dia 20 de março. A Assera Sul do Pará, que congrega os servidores lotados em Marabá, produziu documento – direcionado à presidente Dilma Rousseff, presidente do Incra Celso Lacerda e ministro do MDA, Pepe Vargas –, no qual também fortalecimento do Incra e equiparação com MAPA.

Documento da Bahia está abaixo:

OFICIO-CIRCULAR-ASSINCRA-BA-N_10-2012.pdf 

Documento de Marabá está abaixo:

CARTA_ABERTA_Maraba_mar_2012.pdf 

 

Fonte: Ascom Cnasi