MOVIMENTO REIVINDICATÓRIO NO INCRA E MDA GANHA MAIS FORÇA COM A PARALISAÇÃO DO DIA 14 DE MAIO

PR_DSC01066_2As paralisações e mobilizações dos servidores do Incra e do MDA realizadas em todo o Brasil, nesta segunda-feira (14/05), explicitaram um ganho de força no movimento reivindicatório, pela densidade e nível de participação dos profissionais dos dois órgãos. A força fica cada vez mais evidente pela adesão pessoal dos servidores, sem a necessidade, na maioria dos casos, de grandes esforços das lideranças em arregimentar apoio ao movimento. Esse é o relato que grande parte das lideranças locais tem repassado à direções da Cnasi, Assinagro e AsseMDA.

 

   

 

 

A paralisação – que faz parte da jornada nacional de lutas, que compreende melhores condições de trabalho, reforço doIMG_5274_2potencial humano e recomposição salarial da autarquia e MDA –, no dia 14 de maio de 2012 em Brasília foi novamente completa – tanto na Sede, quanto na Superintendência Regional do Incra para o Distrito Federal e Entorno (SR-28). Na Sede do Incra simplesmente não houve qualquer atividade significativa durante todo o dia, pois os servidores da autarquia e ministério fizeram piquete nas entradas do Edifício Palácio do “SUBdesenvolvimento” – prédio foi renomeado pelos integrantes do movimento para ironizar o descaso do governo com as Políticas de Reforma Agrária, Regularização Fundiária e IMG_5288_2Agricultura Familiar, bem como com os órgãos executores e seus profissionais. A exceção das insignificantes queixas de alguns integrantes da Ouvidoria Agrária Nacional (ligada ao MDA) e da Superintendência Federal de Agricultura do Distrito Federal (ligada ao MAPA), que ficam no mesmo prédio, não houve contestações ao movimento.  Na SR-28, também em Brasília – que atende além do DF, parte de Goiás e Minas Gerais -, esta segunda-feira não teve qualquer atividade, pois os servidores mantiveram-se à frente do órgão em vigília por todo o dia.

 

Confira no link abaixo vídeo da paralisação na Sede, por meio da “TV CNASI SERVIDORES”:

 

http://www.youtube.com/user/tvCNASIservidores?feature=watch

 

Os organizadores da paralisação conjunta dos servidores do Incra e MDA em Goiás consideram o movimento do dia 14/05 um sucesso, vez que não foi necessário fechar para os portões para os funcionários não entrassem e paralisassem as atividades. A adesão aconteceu normalmente e de forma espontânea, ficando os servidores concentrados na entrada da Sede regional da autarquia. Na oportunidade os integrantes da Assincra/GO e as representações locais da Assinagro eGO_IMG0151AAsseMDA organizaram um café da manhã em homenagem ao  dia das mães. Estiveram presentes também alguns representantes de trabalhadores, servidores da Conab, entre outros.

 

“A participação dos servidores da SR-01, Belém-PA, cresce em quantidade, qualidade e indignação com a sinalização do mesmo de antes, que vem das reuniões com a representação do governo”, afirmou em tom opinativo Samuel Cruz, da Assincra/PA. A paralisação das atividades no Incra/PA foi completa. Os servidores chegaram à conclusão que deva ser colocado na pauta do próximo Encontro Nacional de Entidades a constituição de um Comando de Mobilização, pois, segundo os profissionais paraenses, os indicativos do agravamento com o centro de governo, assim como a indignação que vem das bases, sugerem que o movimento de greve no Incra seja inevitável. Os servidores questionaram o título da reportagem no site da Cnasi sobre “aceleração da negociação” com o governo. A direção da Confederação afirma que o termo “acelera” foi utilizado para mostrar que houve um início de negociação, pois antes estava parado.

 

No Paraná a paralisação conjunta (ASSINGRO, ASSINCRA/PR e servidores do MDA) foi completa, pois seguiram o calendário nacional da campanha salarial. Pela manhã os servidores se concentraram em frente ao prédio do Incra, sendo que na parte da tarde realizaram assembléia para discutir a campanha salarial e outros assuntos de interesse. Entre os temas aprovados na assembleia estão: manutenção das paralisações conjuntas previstas para os dias 17 e 21 de maio e a disposição para greve, caso não haja resultados positivos até o dia 31/05/2012; e a discordância da sugestão feita pelas direções nacionais da CNASI, ASSINAGRO e ASSEMDA que recomendam a transferência do Encontro Nacional das RN_Imagem_008Entidades Representativas do Incra e MDA do dia 21/05 para 04/06. Os presentes consideram que é necessária a manutenção do Encontro antes da reunião do dia 31/05 com o MPOG.

 

Mais uma vez os servidores do Incra no Rio Grande do Norte atenderam ao chamado das representações de servidores e cruzaram os braços durante todo o dia 14/05. Poucos servidores permaneceram nas salas, uma vez que a grande maioria ficou na rua em frente a Sede da SR/19-RN. “O mais interessante de tudo é que servidores que não acreditavam nas paralisações de anos anteriores, somaram-se àqueles que sempre estiveram à frente das lutas. As paralisações estão sendo bem construídas e contam com apoio da representação local da ASSINAGRO, assim como dos servidores do MDA”, afirma José Maria Repolho, presidente Assincra/RN. O SINTSEF/RN tem dado apoio nas duas últimas paralisações, fornecendo mesas, cadeiras, som e nos lanches da manhã e da tarde.

 

Em Tocantins, houve nesta segunda-feira (14/05) paralisação com a participação efetiva de um grande número de servidores na Sede regional, na capital Palmas, embora nas unidades avançadas não tenha acontecido paralisações. “A paralisaçãoAL_foto_1desta segunda foi bem melhor do que a do dia sete de maio, com a unificação de lutas das três categorias. A tendência é melhorar as nossas articulações, assegura Raimundo José Oliveira, da Assincra/TO.

 

Em Alagoas, os servidores do Incra e o representante do SINTSEP/AL reuniram-se na sede regional da autarquia e fizeram paralisação durante todo o dia. Após um café da manhã, com a participação da maioria dos servidores, os presente AP_Foto_0044_2deliberaram pela continuidade das paralisações semanais até 4 de junho de 2012, quando deverá haver um posicionamento nacional sobre as negociações.

 

O Incra no Amapá acordou de portas fechadas para o atendimento ao público nesta segunda-feira (14/05). Em maio, este já é o segundo dia que a categoria para as atividades, a última foi dia sete. Com o apoio do Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais Civis no Amapá (SINDSEP/AP), o conjunto dos funcionários resolveu não sair para o almoço. Fizeram uma feijoada no local de trabalho para protestarem suas condições. Ao som do trio elétrico lembraram a emblemática música de Geraldo Vandré, “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. E neste dia 14, os servidores mostraram que entoam a canção em uníssono. O compromisso em manter a mobilização foi acertado tanto para esta quinta-feira, dia 17, como já para a próxima segunda-feira, 21/05.

 

Em mais uma paralisação pela valorização da categoria, os servidores da Superintendência Regional do Incra no Rio GrandeRS_creche_2 do Sul realizaram, nesta segunda-feira (14), doação de alimentos à Casa do Pequenino, creche do Instituto Espírita Dias da Cruz, em Porto Alegre. Foram doados 30 quilos de arroz orgânico e 30 quilos de leite em pó, produzidos nos assentamentos da reforma agrária em todo o Estado. O presidente do Instituto Dias da Cruz, Eder Geraldo Cardoso, recebeu a doação. Os alimentos – cedidos pelas cooperativas dos assentados em apoio à mobilização dos servidores federais –, representam a força e importância do Incra, que é responsável por mais de 12 mil famílias assentadas no RS. Ao meio dia, foram distribuídos 20 quilos de erva-mate aos motoristas que trafegavam em frente à Superintendência. Durante a tarde, os servidores promoveram uma discussão sobre o Código Florestal, com o representante do Fórum Gaúcho em Defesa do Código, José Romari Dutra da Fonseca, com o objetivo de integrar a paralisação às pautas nacionais. A mobilização contou, ainda, com a participação do deputado federal Elvino Bohn Gass, coordenador nacional do Núcleo Agrário do Partido dos Trabalhadores (PT). O parlamentar demonstrou solidariedade às reivindicações dos servidores.

 

No Incra em Rondônia os servidores novamente estivemos mobilizados neste dia 14 de maio. As atenções estiveram voltadas para a aprovação da Nova Tabela Salarial, atualmente em vigor no MAPA. “Houve ainda a deliberação pela intensificação da luta no próximo dia 21.05, quando serão trazidos representantes dos trabalhadores sem terra, do SINDSEF, de assentamentos os quais precisam cada vez mais dos benefícios da agricultura familiar e parlamentares”, afirma José Felix Almeida, presidente da Assincra/RO.

 

Começou com um café da manhã em homenagem as mães a paralisação dos servidores do Incra e MDA no Ceará. Em assembléia, integrantes do Sintsef/CE fizeram uma explanação de como estavam as negociações com o governo e a Condsef. Foi aprovado ainda a participação dos servidores cearenses na paralisação nacional do dia 17 de maio, realizando na Sede regional do Incra/CE uma reunião no auditório para discutir algumas questões relacionado ao programa de ater e no período da tarde participar do ato do Sintsef/CE no centro da capital Fortaleza.

 

Em Roraima o dia de paralisação começou também com um café da manhã em homenagem às mães. O dia foi de conscientização dos colegas servidores, buscando esclarecer sobre a luta pela busca de melhores condições de trabalho e remuneração, assim como, cobrar do Governo Federal ações realistas voltadas ao tema reforma agrária. Durante o dia foram debatidos vários temas, entre eles o Bolsa verde, que é um programa no qual o Incra e o meio ambiente são desrespeito. “O público alvo são assentados em estado de extrema pobreza. Mas como falar em assentados em tal situação se existem ações que buscam inseri-los no meio social e garantir a renda familiar, a exemplo do Crédito Instalação/PRONAF)”, opina Jeová Leopoldo Feitosa, da Assincra/RR.

 

Mesmo sem paralisações na Superintendência Regional do Incra no Maranhão, com sede em São Luís, os maranhenses não ficaram de fora do movimento. É que os servidores lotado na Unidade Avançada do Incra em Imperatriz paralisaram completamente as atividades. “Os servidores da Unidade Avançada de Imperatriz atenderam ao chamado nacional dasMA_impera_2A_14.05.2012entidades e mostraram mais uma vez que não aceitam as condições impostas pelo governo. É consenso que a atual situação que se encontra o INCRA, como um todo, instituição e servidores, se deve a falta de comprometimento do governo federal com as causas agrárias”, opina Vanderson Michell, uma das importantes lideranças locais. O movimento do dia 14 de maio obteve uma participarão maior por parte dos servidores, causada principalmente pela boa recepção da primeira paralisação, realizada no dia 25 de abril. Na parte da manhã, foram discutidos os vários problemas da Unidade, como a falta de recursos financeiros para dar continuidade aos trabalhos, bem como a enorme quantidade de aposentadorias que esta unidade administrativa vem enfrentando, o que ocasionará fatalmente no fechamento da mesma, por absoluta falta de mão de obra. Fora discutido também a publicação no diário oficial, no dia de hoje, do irrisório aumento salarial para julho de 2012, causando grande indignação por parte dos presentes. O sucesso da paralisação foi parar na mídia de Imperatriz, com destaque para as emissoras de TV.

 

AM_img_0358_manifestacao_incra_G1No Amazonas, os servidores do Incra interromperam as atividades na manhã desta segunda-feira (14) para reivindicar reajuste salarial e contra o corte no orçamento da Instituição, além de melhorias trabalhistas. Em entrevista à imprensa de Manaus, o diretor da Cnasi para a Região Norte, Regino Silva Brito, afirmou que "estamos fazendo negociação com o governo mas, não está tendo avanço. No dia 9 de maio tivermos uma reunião com o Ministério do Planejamento e eles não trouxeram nenhuma resposta para nossas reivindicações. O governo não apresentou nenhuma contra proposta ". Na próxima segunda-feira (21), o Instituto no Amazonas vai realizar um evento chamado “Incra de Portas Abertas”, com o objetivo de mostrar para à sociedade a importância do trabalho feito pelos servidores, de que forma esse trabalho é feito, e esclarecer qual o real papel do instituto

 

Os servidores da Superintendência Regional do Incra em Pernambuco, com sede em Recife, aproveitaram o movimento dePE_DSC00248 mobilizações e paralisações desta segunda-feira (14/05) para realizar a celebração da missa em homenagem às mães. Houve ainda um com café da manhã, com a distribuição de brindes.

 

Pelo menos 30 porcento do efetivo dos servidores do Incra paralisou as atividades na Superintendência Regional da autarquia em Minas Gerais. O dia começou com um “Café do povo” – chamado assim porque o povo, no caso os servidores, traz os produtos que serão consumidos por todos. Não faltou “pão de queijo” no café do povo mineiro. Na sequencia, houve o repasse de informes, análise de conjuntura, exibição do vídeo da reunião com MPOG e muito debate.

 

Na Bahia os servidores do Incra aproveitaram a mobilização da data para eleger a nova diretoria da Assincra/BA. Foi reeleita a chapa NOVO TEMPO, cuja presidente é Argentina Gonçalves Lopes, sendo que a vice-presidência ficou com Marilene Teixeira Conceição. No Mato Grosso do Sul houve paralisação de atividades no Incra, quando os servidores debateram temas relacionados à campanha salarial e fizeram análise de conjuntura.

 

No movimento de mobilizações e paralisações podem acontecer de tudo, inclusive boicote da natureza, como aconteceu noES_25_04_2012_paralisacao_2 Espírito Santo. Caiu um temporal em Vila Velha, na região metropolitana da capital Vitória, onde fica a Sede regional do Incra, o que impossibilitou a participação efetiva dos servidores na segunda-feira (14/05). Mas nesta terça-feira (15/05) os servidores do Incra/ES discutiram em assembléia as questões que envolvem a situação do órgão, reforçando a necessidade de mobilização da categoria neste momento. Os servidores decidiram realizar atividades nas próximas segundas-feiras que antecedem a reunião com o Planejamento (21/05 e 28/05).

 

Em Santa Catarina não houve paralisação na segunda-feira (14/05), mas o Comitê de Mobilização convocou os servidores a participar dos Atos que acontecerão nos dias 17/05, 21/05 e 04/06. A iniciativa conjunta busca ampliar a pressão sobre o Governo para que atenda o pleito dos servidores. No dia 17/05 – Dia Nacional de Luta com Paralisação – os servidores do INCRA se unirão aos servidores públicos federais em protesto ao descompromisso do Governo com o serviço público federal. Para o Ato do dia 21/05 está sendo organizando uma mobilização em frente ao INCRA, com fornecimento de alimentos produzidos pelo Programa de Reforma Agrária e esclarecimento à sociedade sobre o desmanche do INCRA e a conjuntura em que se encontram os servidores públicos. As articulações estão sendo feitas com as Cooperativas agrícolas da Reforma Agrária, com a mídia local, SINTRAFESC, movimentos sociais, parlamentares, entre outras organizações. No dia 04/06, os servidores do INCRA e MDA participarão de uma Plenária Nacional conjunta para avaliar a proposta que o Governo (MPOG) deve apresentar na mesa de 31/05.

(Material atualizado às 19h05min, de 16.05.2012)

Fonte: Ascom Cnasi