MAIS UMA SEGUNDA-FEIRA COM PARALISAÇÕES NO INCRA E MDA POR TODO O BRASIL

AM_mobi_5_2Em mais um dia de mobilizações e paralisações os servidores do Incra e MDA voltaram, nesta segunda-feira (21/05), a exigir do governo o atendimento de suas reivindicações – entre as quais, a recomposição do quadro de pessoal com a realização de concurso público; e melhoria dos padrões remunerativos dos profissionais dos órgãos. As atividades desta segunda foram deliberadas durante a Plenária Nacional da Cnasi (realizada em 26 de abril de 2012), que contou ainda com a presença de integrantes da Assinagro e AsseMDA – as decisões deste evento foram ratificados por essas entidades.

 

 

Considerando que estão no caminho certo, as direções da Cnasi, Assinagro e AsseMDA convocam suas bases a manterem as atividades de paralisações e mobilizações nos dias 28 e 31 de maio de 2012 – sendo que neste último haverá vigília em todo o País à espera do resultado da reunião com o MPOG. As entidades convocam ainda as bases para realizarem paralisações e mobilizações também no dia 4 de junho de 2012, quando em Brasília vai ocorrer o Encontro Nacional deIMG_4189_2Entidades Representativas do Incra e MDA. Neste evento – que terá delegados eleitos em assembleias de servidores pelas bases da Cnasi, Assinagro e AsseMDA –, deverá ser definido o indicativo de greve, caso o governo não atenda as reivindicações dos profissionais dos dois órgãos.

 

As mobilizações e paralisações dos servidores do Incra e MDA têm surtido efeito tanto na base – que se sente, em sua maioria, coesa para lutar pelas suas reivindicações –, bem como nos profissionais de outros órgãos públicos, que buscam apoio das lideranças da autarquia e do ministério para ampliar o nível de adesão entre os seus colegas.

 

Neste dia 21 de maio de 2012 não foi diferente na Sede e nas superintendências regionais, bem como nas delegacias do MDA. Em Brasília, tanto na Sede como na SR-28, houve grande adesão ao movimento de paralisação. Na Sede do Incra os servidores da autarquia (técnicos, analistas e agrônomos) e do ministério mantiveram-se durante boa parte da manhã em IMG_4170_2frente da entrada principal do Edifício Palácio do “SUBdesenvolvimento” (depois da renomeação), onde tomaram café da manhã, fizeram piquete, entregaram panfleto, deram informes, fizeram análise de conjuntura. O prédio ficou praticamente vazio durante todo o dia e sem atividades importantes, pois quem não estava na paralisação decidiu não vir trabalhar. Ao final da manhã os servidores decidiram em assembleia irem ao gabinete do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, na Esplanada dos Ministérios.

 

Cerca de 60 servidores do Incra e MDA ocuparam o 8º andar do ministério e pediram uma reunião com o ministro. Depois de alguns desentendimentos, o ministro recebeu os representantes das entidades lá presentes, além de integrante do Sindsep/DF. Na reunião, os servidores solicitaram informações do ministro sobre sua atuação em defesa das reivindicações da categoria, bem como o envio de “Aviso Ministerial” ao MPOG. Pepe Vargas afirmou ter se reunido com a também ministra do MPOG, Miriam Belchior, e apresentado a ela a situação no Incra e MDA em termos de recomposição da força de trabalho (concurso público) eIMG_4193_2melhoria dos padrões remunerativos. Sobre Aviso Ministerial, Pepe Vargas não foi claro se enviaria ou não. Falou ele várias vezes que “a palavra do ministro seria o suficiente”. Os servidores insistiram que é muito importante a formalização do posicionamento em um Aviso Ministerial do MDA ao MPOG. Além disso, foi cobrado do MDA sua participação na reunião do dia 31 maio com o MPOG. O ministro disse que vai avaliar com o MPOG a necessidade da participação de representantes do MDA e que mesmo que haja participação, a posição do MDA será a mesma do governo.

 

Acesse na TV CNASI SERVIDORES, por meio do link abaixo, dois vídeos: 1- paralisação na sede; 2 - ocupação do gabinete do ministro do MDA.

http://www.youtube.com/user/tvCNASIservidores?feature=watch

 

Na SR-28, também em Brasília, esta segunda-feira não teve qualquer atividade, pois os servidores mantiveram-se à frente do órgão em vigília por todo o dia. Segundo lideranças da Superintendência, embora se constate um número menor de SC_DSC07313_2servidores ausentes na manifestação, a paralisação na SR-28 foi total – muitos não foram trabalhar. Nas discussões feitas pelos integrantes do movimento há a necessidade da construção de novas estratégias para fortalecer a participação de mais servidores.

 

A criatividade entre os integrantes do movimento de paralisação no Incra e MDA está em alta. Em Santa Catarina, por exemplo, houve uma atividade de paralisação com servidores vestindo camisas (30) identificadas com a luta da categoria e distribuição gratuita de alimentos/produtos das cooperativas de assentados do estado. Estiveram presentes quatro lideranças do MST. Na avaliação de integrantes da ASSINCRA e ASSINAGRO o ato foi um sucesso, pois aliou o protesto contra o desmanche do Incra com a mostra do produto do trabalho do órgão e servidores – que muita gente não conhece. DeAP_Foto_0083_2acordo com os organizadores, a adesão alcançou 90 porcento dos servidores, sendo que até os chefes de divisões participaram. Foram confeccionadas camisetas com as seguintes frases: "Contra o Desmanche do INCRA”. “PT: Basta de Omissão". Houve ainda cobertura jornalística das TVs Band e Record.

 

Ao sabor de feijoada, novamente, servidores do Incra no Amapá param das atividades neste dia 21 de maio. Pela terceira vez neste mês de maio o Incra/AP resolveu fechar as portas e os portões. “Sem aceno positivo do Governo Federal quanto às reivindicações dos servidores do órgão, a categoria não tem outra alternativa que não o movimento de greve”, afirmou Geovane Grangeiro, da direção Regional Norte da Cnasi. Como nas paralisações anteriores, o servidor João Ayres da Silva emprestou seus dotes culinários e fez a quase tradicional feijoada da greve. Apesar de RS_doacao_2saborosa, a feijoada é simbólica, pois representa a mesmice com que o governo vem tratando os servidores da reforma agrária. É sempre o mesmo “feijão-com-arroz”, a mesma “enrolação”. O Incra continua deficiente de recursos humanos. Servidores desvalorizados e desmotivados.

 

Os servidores da Superintendência Regional do Incra no Rio Grande do Sul promoveram, nesta segunda-feira (21), mais um ato de solidariedade, doando alimentos e agasalhos a Associação de Cegos Louis Braille, localizada no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre. A atividade integrou a terceira paralisação da categoria neste mês de maio, a qual reivindica melhores condições de trabalho, reforço do quadro funcional e recomposição de salários tanto da autarquia quanto do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário. Após organizarem uma campanha interna de arrecadação, os servidores distribuíram dezenas de agasalhos, sapatos e roupas à entidade assistencial. Com apoio de duas cooperativas de assentados da região metropolitana, também foram doados 30 quilos de arroz orgânico e 20 quilos de leite em pó, produzidos nos assentamentos do Estado. A preocupação social foi marcante durante todas as mobilizações. Para o presidente da Associação dos Servidores do Incra (Assincra/RS), Sérgio Pinto, a solidariedade com instituições da cidade, representa a importância da reforma agrária para toda a sociedade.

 

Os servidores do Incra no Amazonas realizaram uma paralisação no órgão em Manaus. Durante todo o dia foi realizada uma atividade denominada “Incra de portas abertas”, cujo objetivo foi ‘chamar a atenção’ da sociedade aos problemas que o órgão enfrenta. Uma possível greve em todo serviço público não foi descartada para o fim deste mês. Por volta de 9h servidores federais realizaram uma panfletagem em frente ao órgão, abordando motoristas e pedestres que circulavam pela avenida André Araújo. Em seguida, foi realizada uma audiência pública, que contou com a presença dos deputados estaduais Tony Medeiros e José Ricardo, além do parlamentar federal Henrique Oliveira. Uma feira com produtos orgânicos vindos de assentamentos rurais foi realizada no pátio do órgão, mostrando um pouco do trabalho dos assentados de reforma agrária. Nesta feira houve a participação de famílias assentada do entorno de Manaus – com destaque para Tarumã Mirim, Iporá, Água Branca e PDS Nova Esperança, que comercializaram produtos orgânicos, especialmente frutas, verduras e hortaliças.

 

Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul os servidores paralisaram completamente as atividades. Segundo lideranças locais, não houve qualquer atividades tanto no Incra como no MDA na data,TO_DSC00153_2pois quem não estava em piquete na entrada dos prédio dos dois estados não foi trabalhar.

 

“Nos alegramos hoje, aqui em Tocantins, pois tivemos uma verdadeira paralisação com uma grande adesão, voltando os velhos tempos de luta, onde sempre fomos referencia. Isto, sem portões fechados, com a presença maciça da imprensa escrita e falada de Palmas”, afirmou Raimundo Oliveira, da Assincra/TO. Os servidores aproveitaram o dia para fazer uma eleição suplementar dos cargos vagos de suplentes da Assincra/TO. Para a realização das atividades do dia houve o apoio do SINTSEP/TO, com a liberação de carro de som e a presença do presidente. A música mais tocada foi “EU NÃO SOU CACHORRO NÃO", de Waldick Soriano. A paralisação foi conjunta, com participação de servidores da Cnasi, Assinagro e AsseMDA.

 

No Paraná a luta tem continuado e de forma crescente. Neste dia 21 de maio os servidores ficaram em frente ao prédio do Incra paralisados, com a participação de pouco mais de 50 porcento dos profissionais da autarquia. Após o almoço foi feita assembleia no auditório, na qual foram eleitos dois delegados (João Wagner e Rossini Lima), que irão participar do o Encontro Nacional de Entidades Representativas do Incra e MDA.

 

No Pará houve paralisação tanto na Superintendência Regional do Incra com Sede em Belém, quanto na do Sul do Pará, em Marabá. Os servidores do Incra lotados em Marabá se reuniram, nesta segunda-feira (21/05), em assembleia para o repasse de informações sobre as mobilizações e paralisações no Incra e MDA pelo Brasil. Houve ainda discussão dos RN_004rumos da campanha salarial, bem como escolha de delegado para participar do Encontro Nacional de Entidades Representativas do Incra e MDA. Um comitê foi criado e servidores escolhidos para compô-lo.

 

Os servidores do Incra no Rio Grande do Norte continuam dispostos a manter as paralisações a cada segunda-feira. Apesar da forte chuva que caiu na capital Natal, na manhã deste dia 21/05, os servidores paralisaram suas atividades. Mesmo em reduzido número, os servidores estiveram a manhã toda em frente à sede do Incra, onde debateram algumas questões importantes para a categoria, como: força de trabalho reduzida, os baixos salários e a crise enfrentada pelo Fassincra-Saúde. “O atendimento externo continua suspenso a cada segunda-feira e os servidores demonstram que ainda têm gás para prosseguir na luta”, afirma José Maria Repolho, presidente Assincra/RN.

 

Em Pernambuco, os servidores estão a postos e atentos às novidades relativas à negociação remunerativa com o governo. Em recife nesta segunda-feira (21/05) houve paralisação de atividades, com a participação de um bom número de servidores, que aproveitaram o momento para discutirem temas relacionados ao futuro dos órgãos -  Incra e MDA. Em Petrolina (PE) os servidores estão tão indignados que querem é partir logo para a greve, ao afirmarem que as paralisaçõesCE_SAM_2068_2 não são suficientes para obrigarem o governo a atender a categoria. Em conversa com lideranças locais, a direção da Cnasi afirmou que o indicativo de greve deve ser definido no Encontro Nacional de Entidades Representativas do Incra e MDA, que acontecerá em Brasília dia 4 de junho de 2012.

 

No Ceará os servidores participaram fortemente das atividades de paralisação nesta segunda-feira, data que aproveitaram para discutir sobre a avaliação de Gdara e Gdapa. O insignificante aumento remunerativo que os servidores do Incra vão receber em julho deste ano também foi tema de discussão entre os servidores presentes ao auditório do Incra/CE.

 

17 de maio

 

Em alguns estados as lideranças locais preferiram focar as paralisações no dia 17 de maio último, quando mobilizações conjuntas com os demais servidores federais foram organizadas em todo o Brasil, sob a organização dos sindicatos. AsBA_17.5_100_1744_2ações fizeram parte do Dia Nacional de Lutas, Campanha Salarial 2012, conforme plano de luta da Condsef.

 

Essas atividades ocorreram na Bahia, Goiás, Maranhão, Ceará, Pará, Tocantins. No Ceará os servidores se reuniram no auditório da autarquia, na capital Fortaleza, e debateram diversos temas, entre os quais o aumento remunerativo, que não foi CE_17.5_SAM_2014_2bem aceito pelos servidores. Representantes do Sindicato dos servidores federais no Ceará estiveram presentes e tiraram dúvidas dos servidores.

 

Na Bahia houve paralisação das atividades do Incra/BA, com piquete de servidores, usando apitos e megafone (com recurso sonoro de alarme de polícia). Foi usada caixa amplificada com música mecânica de forró e outros ritmos locais. Compareceram cerca de 50 servidores.GO_17.05_DSC01240 Terceirizados não entraram no prédio, enquanto que alguns servidores de carreira foram convidados a participarem do movimento.

 

Em Goiás os servidores do Incra e MDA se juntaram aos demais funcionários de órgãos federais no estado e fizeram grande passeata pelas ruas do centro da capital Goiânia. Nas faixas e camisas os TO_DIA17_DSC02467_2servidores reclamavam do governo o atendimento de suas reivindicações.

 

Em Tocantins, os servidores param mais uma vez no dia 17 de maio. Os Servidores reuniram hoje com o superintendente regional para pedir apoio para a viabilização de uma emenda à medida provisória nº 568/2012. A reunião foi positiva e fortaleceu o movimento de luta. A paralisação contou com o apoio do Sintsep/TO

 

Alguns destaques da mídia podem ser conferidos nos links abaixo:

http://surgiu.com.br/noticia/33327/servidores-do-incra-paralisam-atividades-mais-uma-vez-nesta-segunda.html

http://www.jornaldotocantins.com.br/20120522125.125236#21mai2012/estado-125236/salarios_-_servidores_do_incra_paralisam_atividades

http://acritica.uol.com.br/manaus/IncraAM-realiza-mobilizacao-divulgar-Manaus-Amazonas-Amazonia_0_704329580.html

http://www.amazonianarede.com.br/noticia/8980-INCRA_DE_PORTAS_ABERTAS_PARA_FORTALECER_A_INSTITUTI%C3%87%C3%83O:_GREVE_GERAL_N%C3%83O_EST%C3%81_DESCARTADA_.html

(material atualizado às 20h22min, de 24.05.2012)

Fonte: Ascom Cnasi