ADESÃO À GREVE NO INCRA E MDA ALCANÇA DOIS TERÇOS DAS UNIDADES DOS ÓRGÃOS

O movimento grevista dos servidores do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) neste ano de 2012 iniciou com forte adesão dos profissionais dos órgãos, alcançando pelo menos dois terços das superintendências regionais da autarquia e delegacias do ministério. Somente nesta segunda-feira (18/6) a Sede do Incra e nove superintendênciasIMG_4452_2regionais entraram em greve por tempo indeterminado. Na quinta-feira, dia 21 de junho, entra em greve a Superintendência Regional do Incra no Mato Grosso. Enquanto que na próxima terça-feira (26/06) outras nove superintendências regionais entrarão em greve por tempo indeterminado. O Incra tem 30 superintendências regionais, enquanto que o MDA tem 26 delegacias.

 

Portanto, na segunda-feira (18) entraram em greve a Sede do Incra, em Brasília, e as superintendências regionais da autarquia no Distrito Federal e Entorno (também em Brasília), no Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará (Belém), Sul do Pará (Marabá), Santarém (PA) e Amapá. Também aderiu à greve, já neste dia 18, os servidores da Unidade Avançada do Incra em Imperatriz, no Maranhão.

 

Confira no link abaixo arquivo atas de algumas unidades do Incra que aderiram à greve neste dia 18 de junho:

Atas_greve_18.06.2012.pdf 

 

IMG_4454_2Integrantes de MST, MLST, MTL (movimentos sociais defensores da reforma agrária) do Triângulo Mineiro estavam em Brasília para audiência e fizeram falas em defesa das reivindicações dos servidores do Incra e MDA. A deputada federal pelo PT-DF, Erika Kokay, integrante do Núcleo Agrário do Partido dos Trabalhadores, esteve na Sede do Incra para dar apoio aos servidores, quando defendeu o atendimento das reivindicações dos profissionais, bem como reestruturação dos órgão.

 

Na “TV CNASI SERVIDORES” um vídeo sobre o primeiro dia da greve na Sede do Incra pode ser acessado no link abaixo:

http://www.youtube.com/user/tvCNASIservidores?feature=watch

 

Mato Grosso entra dia 21, enquanto que no dia 26 de junho de 2012 vão entrar em greve por tempo indeterminado as superintendências regionais do Incra em Rondônia, Tocantins, Goiás, Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e MinasIMG_4465_2 Gerais – segundo informações repassadas pelas associações de servidores nos respectivos estados.

 

Nesta quarta-feira (20/06), vão decidir pela adesão ou não ao movimento grevista os servidores do Incra nos estados do Amazonas, Acre e Santa Catarina. A Bahia já fez assembleia nos últimos dias, mas vai decidir sua adesão somente na quinta-feira (21/06). Os servidores do Incra no Médio São PR_DSC01431_2Francisco (Petrolina/PE) vão decidir se aderem ao movimento na segunda-feira (25/6). Roraima e Pernambuco (Recife) vão decidir somente na próxima semana.

 

Não vão aderir ao movimento grevista os servidores do Incra em Sergipe e no Rio Grande do Sul. Em contato com lideranças nos estados foi informado à Cnasi que essa é a decisão do momento, mas que pode ser revertida a qualquer momento a depender do andamento da greve ou negociação com o governo. Em Sergipe, os servidores estão dando prioridade à recuperação da Assincra/SE, que se encontra com alguns problemas, entre os quais sem diretoria. Já no Rio Grande do Sul, os servidores preferiram manter-se em estado de greve até de 31 de julho de 2012 – quando o governo se comprometeu a apresentar proposta às reivindicações da categoria. Em estado de greve se encontra também os servidores do Incra em Cascavel, no Paraná, mas farão uma nova assembleia no dia 27 de junho.

 

MDA em greve

 

Os servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em assembleia geral da Associação Nacional, em Brasília, decidiram na quarta-feira (13/06) deflagrar a greve geral no órgão para o dia 18 de junho de 2012. Antecipando, portanto, a data aprovada pelos delegados do Encontro Nacional de Entidades do Incra e MDA, realizado no dia 4 de junho último, que havia indicado para apenas depois do dia 26 de junho próximo.

 

No dia 18 de junho os servidores do MDA aderiram em massa ao movimento grevista em todo o Brasil. Em Brasília, por exemplo, houve uma fusão das ações com os servidores do Incra, arregimentados para a luta pela Assera/BR.

 

Confira mais informações sobre o movimento do MDA no blog da AsseMDA

http://servidoresmda.blogspot.com.br/

 

Assinagro

 

A direção da Assinagro, bem como suas representações nas superintendências regionais do Incra em todo o Brasil, estiveram nesta segunda-feira (18/6) reunidas para discutir a situação do Instituto, perspectivas futuras e negociação remunerativa com o governo.

 

A adesão à greve dos servidores federais foi um dos temas que atraiu grande atenção dos peritos federais agrários filiados à Assinagro. Segundo a direção da Associação, a entidade está aguardando a chegada das atas com as decisões locais e, em seguida, será feita uma tabela com posicionamentos contrários e a favor da greve, sendo que o resultado final vai ser a média das decisões. Até a tarde desta terça-feira (19/6) a Assinagro não havia informado o posicionamento definitivo da entidade.

 

Mais informações sobre as ações da Assinagro podem ser acessadas no site da entidade:

http://www.assinagro.com.br/

 

Fonte: Ascom Cnasi