REIVINDICAÇÕES DOS SERVIDORES DO INCRA E MDA RECEBEM AMPLO APOIO DE LIDERANÇAS POLÍTICAS EM TODO O BRASIL

A campanha dos servidores do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para fortalecer os órgãos e prestar um eficiente serviço à sociedade tem ganhado amplo apoio de lideranças políticas no âmbito estadual e federal de todo o Brasil. Senadores, deputados (federais e estaduais), governadores, prefeitos e vereadores foram procurados em Brasília e em todos os estados, nas últimas semanas, para manifestarem apoio às reivindicações dos servidores e boa parte explicitou ser favorável ao pleito dos profissionais do Incra e MDA.

     

Ofícios, moções de apoio e manifestos em defesa da estruturação dos órgãos de desenvolvimento agrário foram alguns dos documentos nos quais pouco mais de cem parlamentares explicitaram apoiar as reivindicações dos servidores do Incra e MDA.

IMG_5309_2

 

Em termos de grupo político o maior apoio conquistado pelos servidores vem do chamado “Núcleo Agrário do Partido dos Trabalhadores (PT)”, composto por 24 deputados federais. O primeiro contato, deste ano de 2012, entre os servidores e o Núcleo para tratar do fortalecimento dos órgãos de desenvolvimento agrário ocorreu em seis de março. Nesta reunião, integrantes das direções da Cnasi e Assinagro debateram com os parlamentares sobre a necessidade de promoção das políticas executadas pelo Incra e MDA; do fortalecimento dos órgãos de desenvolvimento agrário e da valorização de seus servidores – sendo estes os três pilares das reivindicações das categorias.

 

Dois deputados do Núcleo Agrário do PT estão intrinsecamente ligados ao Incra, pois são assentados. Eles são Valmir Assunção (PT-BA) e Marcon (PT-RS), que tiveram uma importante atuação na defesa das reivindicações dos servidores, tanto nas instâncias de governo – como o MDA; Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e Casa Civil –, quanto no Congresso Nacional.

 

Confira abaixo a relação dos 24 deputados do Núcleo Agrário do PT:

Deputados_do_Nucleo_Agrario_do_PT.pdf  

 

Parlamentares do PMDB também explicitaram apoio às reivindicações dos servidores do Incra e MDA ao enviarem ofícios ao MDA e MPOG solicitando que os ministérios atendessem à pauta dos profissionais dos órgãos. O destaque do apoio às reivindicações dos servidores no partido ficou para os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO), José Sarney (PMDB-AP), Sérgio Souza (PMDB-PR) e Ricardo Ferraço ((PMDB-ES). Senadores de outros partidos também manifestaram apoio. Exemplo destes apoios são: os senadores Ramdolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

 

Confira abaixo lista de senadores que enviaram ofícios ao MDA e MPOG solicitando o atendimento das reivindicações dos servidores:

Ofcio_de_apoio_-_Senadores.pdf

 

Em termos numéricos, o documento que teve a maior quantidade de assinaturas foi o “Manifesto em defesa da estruturação dos órgãos de desenvolvimento agrário”. Ao todo 38 parlamentares assinaram o manifesto, cujo conteúdo destaca a importância dos órgãos e das missões realizadas por estes, bem como da valorização de seu quadro funcional.

 

Acesse abaixo o manifesto com as respectivas assinaturas:

Manifesto_da_Estruturacao_dos_Orgaos_Desenvolvimento_Agrario.pdf

 

A Bancada do Estado do Pará na Câmara dos Deputados também enviou ofício ao Governo no qual manifestou apoiar as reivindicações dos servidores do Incra e MDA, pois consider os órgãos estratégicos para a segurança alimentar do País, bem como para o desenvolvimento econômico da nação.

 

Veja abaixo a íntegra do documento da bancada do Pará:

Oficio_-_parlamentares_Para.pdf  

 

O último bloco de apoio às reivindicações dos servidores do Incra e MDA foi conseguido em agosto de 2012, com assinatura de Moção de Apoio enviada à presidente da República, Dilma Rouseff. São ao todo 12 assinaturas – nove senadores e três deputados federais.

 

Confira abaixo a moção de apoio enviada à Presidência da República:

 Mocao_de_Apoio.pdf 

 

Diversos outros parlamentares e lideranças políticas afirmaram apoiar as reivindicações dos servidores do Incra e MDA, quando por estes foram procurados nas últimas semanas. De Norte a Sul do Brasil os servidores conseguiram apoio para sua pauta de reivindicações. Isso fortalece o movimento grevista, que teve inicio no dia 18 de junho de 2012 e tem crescido em apoio e respeito de outras categorias profissionais e nas instâncias do Governo.

 

Acesse abaixo lista com parlamentares que explicitaram apoio às reivindicações: 

Parlamentares_que_explicitaram_apoio.pdf 

 

O apoio às reivindicações dos servidores vem sendo sentido desde o início deste ano e já nos primeiros encontros com o governo para tratar a pauta do Incra e MDA. Exemplo desse apoio pode ser conferido na reunião com o MPOG do dia 31 de maio de 2012, quando cerca de 60 pessoas participaram do encontro – incluindo diversos parlamentares e seus assessores. A pressão no governo foi muito grande. Acesse aqui a reportagem sobre essa reunião. (Material atualizado às 19h50min, de 10.08.2012)

 

Fonte: Ascom do Comando Nacional de Greve no Incra e MDA