CNASI - Confederação Nacional das Associações dos Servidores do Incra

ASSEMBLEIA NACIONAL DA CNASI-AN E ENCONTRO DO SETOR AGRÁRIO APROVAM PLANO DE LUTAS E INTENSIFICAÇÃO DA MOBILIZAÇÃO DOS SERVIDORES PELA REESTRUTURAÇÃO DE CARREIRAS

PDFImprimirE-mail

Sex, 04 de Maio de 2018 09:17

P 20180503 095950 3Em dois eventos nacionais - ASSEMBLEIA NACIONAL da CNASI-AN e ENCONTRO NACIONAL DOS SERVIDORES DA AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA -, os servidores do Incra e SEAD debateram uma série de temas relacionados à conjuntura nacional e do Brasil e dos órgãos agrários, reestruturação de carreiras, campanha salarial, Plano de Lutas e mobilizações.

 

CNASI-AN DIVULGA DOCUMENTO COM ANÁLISE DA AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE DEBATEU SOBRE DESMONTE DO INCRA E DA AGRICULTURA FAMILIAR

PDFImprimirE-mail

Qui, 09 de Novembro de 2017 20:47

audiencia publica senado desmonteIncra geral out2017A diretoria da CNASI-ASSOCIAÇÃO NACIONAL divulga documento analítico que sintetiza as apresentações de palestrantes, posicionamentos de participantes e debates realizados durante audiência pública sobre desmonte do Incra e da agricultura familiar - promovido pelo Senado Federal, no dia 24 de outubro de 2017.

 

O evento foi realizado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal e teve por objetivo debater ainda questões relacionadas à agricultura familiar, a reforma agrária, o corte orçamentário das instituições que executam essas políticas, entre outros temas relacionados.

 

O evento ocorreu graças à iniciativa da Associação dos Servidores do Incra no Acre (Assincra-AC), por meio de seu presidente Gilmar Santos, que contatou senadores, a exemplo de Paulo Paim – que fez a solicitação da audiência pública. Outras associações de servidores também participaram do evento, a exemplo da do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília. Gustavo Souto Noronha, representante da Assincra/RJ, Márcio Rodrigo Alécio, representando o SindPFA, Reginaldo Marcos Aguiar, representante da CNASI-AN, José Vaz Parente, representando a ABRA (Associação Brasileira de Reforma Agrária) foram alguns dos palestrantes. Também houve palestra de representantes de movimentos sociais, da direção do Incra e SEAD. Direção da Condsef também esteve presente no evento. A audiência pública foi transmitida ao vivo pela TV Senado e muitos servidores do Incra/SEAD a acompanharam por todo o país. 

 

Acesse AQUI lista de participantes, apresentações e vídeo do evento.

 

Análise

O documento divulgado pela CNASI-AN aponta que toda a população rural brasileira – que pode chegar a 70 milhões de pessoas –, deve ser afetada direta ou indiretamente pelo atual desmonte do Incra e das políticas de promoção e valorização da agricultura familiar, com a retirada de recursos e direcionamento das atividades para a titulação de terras e não seu desenvolvimento. Segundo o material, a falta de apoio a essas políticas públicas a aos órgãos que as executam levará à perda da qualidade e quantidade de comida que chega à mesa do brasileiro, pois cerca de 70 por cento dela vem da agricultura familiar e assentamentos da Reforma Agrária.

 

Ainda é feita uma analise aprofundada em relação aos direcionamentos políticos da decisão do governo em prejudicar a população rural do país, bem como o impacto disso na economia nacional e qualidade de vida do brasileiro.

 

Ao final, o material traz uma série de posicionamentos, cujos destaques exigem:

- priorização das políticas públicas de democratização de acesso à terra;

- valorização do modelo de produção, organização social e saber popular cristalizado na agricultura familiar;

- viabilização de assistência técnica, crédito, infraestrutura, entre outras, para os agricultores familiares;

- fortalecimento de órgãos públicos, a exemplo de Incra e SEAD, que aplicam políticas públicas de assistência à agricultura familiar deve ser prioridade do Estado brasileiro, bem como a valorização profissional dos agentes públicos que executam estas políticas.

 

Confira AQUI o documento.

 

Fonte: CNASI-AN

 

CNASI-AN CONVOCA SERVIDORES E ASSOCIAÇÕES PARA DEBATER REESTRUTURAÇAO DE CARREIRAS EM ASSEMBLEIA NACIONAL

PDFImprimirE-mail

Sáb, 31 de Março de 2018 16:22

Uma convocatória para ASSEMBLEIA NACIONAL - que é a instância deliberativa máxima dos associados à CNASI-ASSOCIAÇÃO NACIONAL -, foi emitida pela entidade para debater, nos dias 2 e 3 de maio de 2018, com representes dos servidores do INCRA e SEAD, sobre a reestruturação de carreiras, bem como temas relacionados à valorização dos trabalhadores e políticas executadas pelos órgãos agrários.

   

NOTA DE REPÚDIO A SUPERINTENDENTE DO INCRA/MG QUE TENTOU IMPEDIR ATIVIDADE DE COMEMORAÇÃO AO DIA DA MULHER

PDFImprimirE-mail

Seg, 12 de Março de 2018 21:59

O DIA INTERNACIONAL DA MULHER é um importante momento de luta por direitos travada por mulheres ao longo de várias décadas. A classe trabalhadora no mundo inteiro se organiza neste dia - seja nos locais de trabalho, seja nas ruas, em atividades de avanço na luta por mais direitos ou em atividades de resistência contra ataques que objetivam a retirada de conquistas históricas da nossa classe. Contudo, no dia 8 de março de 2018, as trabalhadoras da Superintendência Regional do INCRA em Minas Gerais foram surpreendidas com um expediente assinado pelo superintendente, senhor Robson Fonzar, que claramente teve a intenção de constranger as trabalhadoras e trabalhadores daquela unidade da autarquia, dificultando sua participação no debate organizado pela associação local de servidores – a ASSINCRA/MG.

 

NOTA DE REPÚDIO À OMISSÃO DO INCRA NO CASO DA REINTEGRAÇÃO DE POSSE DA FAZENDA CHAPECOZINHO

PDFImprimirE-mail

Seg, 04 de Dezembro de 2017 21:27

A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS AGRÁRIOS (CNASI-AN) vem, por meio desta, manifestar sua profunda indignação e repúdio quanto aos acontecimentos ocorridos na ação de reintegração de posse realizada nos municípios de Xanxerê e Faxinal dos Guedes, ambos interior de Santa Catarina, onde 180 famílias de trabalhadores rurais sem-terra, membros do acampamento Marcelino Chiarello, foram forçadas a abandonar uma fazenda de propriedade do Governo Federal irregularmente ocupada por terceiros, sob forte aparato policial da tropa de choque, na última quarta-feira, dia 29 de novembro de 2017.

   

Página 5 de 81

Blogs das Regionais