Qui, 16 de Agosto de 2012 12:33

Relatório nº 20 das atividades do Comando Nacional de Greve dos Servidores do INCRA e MDA

Escrito por  Greve Incra e MDA 2012
Classifique este artigo
(0 votos)

Relatório nº 20 das atividades do Comando Nacional de Greve dos Servidores do INCRA e MDA

Brasília, 15 de agosto de 2012.

 

ESTADOS: ES, AM, PB, RJ, RO, CE, MT, PR, MG, RS, PA, GO, BA, SC, PE, PA (SANTARÉM), PA (BELÉM) E MS.

 

PAUTA 1 - Corte do ponto

Encaminhamentos:

•             Respeitar a realidade de cada SR para que os comandos locais de greve adotem o melhor procedimento para evitar o corte do ponto.

•             Que cada representante dos estados liguem para as sr’s para alertar os comandos locais sobre as proposições que possam serem adotadas para evitarem o corte de ponto.

•             Que os comandos locais orientem os servidores em greve a não assinar os cartões de ponto.

•             Que cada comando denuncie e responsabilize os gestores das srs nos casos em que os não grevistas vêm sistematicamente assinando o cartão de ponto e faltando ao trabalho.

 

PAUTA 2 – Piquete nas SR's e Delegacias do MDA

Encaminhamentos:

•             Que os comandos locais façam piquete nas SR’s e delegacias do MDA pelo tempo que puder por causa da atitude do descaso do governo no tratamento á nossa reivindicação de recomposição salarial.

 

PAUTA 3 - INFORMES

Encaminhamentos:

•             Pronunciamento da senadora Ana Rita no dia 28 no parlamento que abordará o momento vivenciado no país sobre as greves gerais dos servidores públicos, enfatizando a greve justa dos servidores do Incra/MDA.

•             Confirmação dos parlamentares e assessores políticos que participarão da reunião marcada com o MPOG para o dia 21/08/2012.

•             Reunião do secretário Gilberto carvalho com o MST no dia 22/08/2012 que tratará da reestruturação do Incra/MDA.

•             CONDSEF confirmou a reunião marcada com o MPOG para o dia 20/08/2012 para tratar da pauta salarial do Incra/MDA.

•             informes distorcidos/disfocados que estão desmobilizando o nosso movimento a exemplo do aumento somente para o nível superior da sede para SR’s, fato ocorrido na SR de Roraima.

 

Pauta 4 – Ato ocorrido no dia 14/08/2012 – reunião no MPOG

Resumo do ato:

Terça feira – 14 de agosto de 2012

Reunião da enrolação

Ato nº 01: palavras dos representantes das entidades dos servidores (CONDSEF, Cnasi, Assinagro, AsseMDA), palavras dos parlamentares (dep. federal padre João – PT/MG, dep. federal Rosinha – PT/PR, dep. federal Valmir Assunção – PT/BA, Marina Santana – PT/GO, assessor do dep. federal Marcon – PT/RS, assessor da dep. federal Érika Kokai – PT/DF. E assessor da senadora Ana Rita – PT/ES) e palavra do representante do governo federal (Sérgio Mendonça – secretário das relações de trabalho do MPOG).

Ato nº 02: secretário do MPOG não apresenta proposta

Ato nº 03: servidores decretam ocupação do 7º andar e cerco ao prédio do MPOG.

Ato nº 04: parlamentares (dep. Valdir Assunção – PT/BA e dep. Marina Santana – PT/GO) foram escolhidos como interlocutores da ocupação.

Ato nº 05: assembleia delibera – após 4 horas de ocupação – que a desocupação do prédio será condicionada ao agendamento de uma nova reunião com proposta para o dia 21 de julho de 2012, conjugando com a abertura do congresso nacional dos camponeses, envolvendo os povos do campo (assentados-pequenos/agricultores-e quilombolas), das florestas (índios-seringueiros-comunidades/extrativistas) e das águas (pescadores e ribeirinhos), cuja condição somente será aceita se o próprio porta voz do governo o secretário Sergio Mendonça vier a público estabelecer este agendamento.

Ato nº 06: o porta voz do governo “S.M” aceita o convite enviado pelos servidores da ocupação, mediante solicitação dos parlamentares interlocutores e vêm a assembleia permanente dos servidores  confirmar o agendamento condicional para o dia 21/08/2012 às 15:00 hs, com apresentação de proposta de recomposição salarial.

Ato nº 07: convocação da mídia local e nacional – impressa, televisiva e falada – TV Globo/Record/RedeTV/Band – rádios CBN/Nacional – jornais Correio Braziliense/Metrô/Globo etc. Onde pautamos os motivos do movimento grevista do Incra/MDA.

Ato nº 08: desocupação do prédio em coro e marcha até a entrada do prédio, onde havia o cerco do prédio pelo policiais militares agindo com spray de pimenta e outros métodos truculentos a manifestação dos grevistas que vinham nos recepcionar.

 

AVALIAÇÃO DO ATO:

•           Reunião anterior realizada com a Condsef onde não foi apresentada contraproposta aos órgãos do PGPE nos conduziu a tomar aquele ato

•           Ato superpositivo com falas incisivas e bem pautadas e pontuadas em defesa da nossa pauta salarial reivindicatória dos nossos representantes e parlamentares.

•             O retorno do governo para a mesa de negociação ato positivo, coisa nunca antes acontecida.

•             Demonstramos que os servidores do Incra/MDA estão mais amadurecidos politicamente assumindo o ponto de referência e liderança do movimento grevista a nível nacional, saber a hora de entrar e de sair e nunca retroceder, foi algo sábio que marcou o ato.

•             Fechamos a sala de reunião, imediatamente a mídia noticiou distorcendo os fatos do ocorrido, onde não houve sequestro do secretário do MPOG, confirmado pelo próprio secretário em entrevista as mídias.

•             Fizemos um ato político e mediático de uma grande relevância.

•             O ato positivo está na pauta do governo para serem contemplados nos reajustes salariais, clara demonstração da pressão das falas dos nossos representantes e parlamentares.

•             O ato em si foi proposital e foi bem feito. quando o ato é realizado devemos apoiar e isso ocorreu sinergicamente.

•           Reconhecimento do empenho dos dep. federal Valmir Assunção e da deputada federal Marina Santana que em suas falas parabenizou a categoria dos servidores do Incra/MDA, pois além da luta pela melhoria salarial estamos lutando pela reestruturação dos órgãos agrários, recomposição da força de trabalho, pautados no fortalecimento das políticas sociais voltadas a agricultura familiar e a reforma agrária.

•             Visão da mídia extraordinária – momento oportuno para sairmos.

•             Ato com forte repercussão na mídia com forte rebatimento em algumas SR’s.

 

pauta 5 – agenda com o ministro

Encaminhamento:

•            Agenda de uma reunião específica com o presidente do Incra e ministro do MDA para tratar especificamente da pauta salarial, incorporá-los em nossa reivindicação.

 

pauta 6 – encontro camponês :

•             Fazer contato com os movimentos sociais para participar no congresso camponês.

•            Devemos articular com as lideranças dos movimentos sociais até para que essas possam reforçar a nossa reunião na segunda feira,

•         Dois representantes da Cnasi irão fazer essa articulação visando além do espaço dos servidores no congresso camponês, convidá-los a reforçar a nossa reunião na segunda feira dia 21/08/2012 com o MPOG.

Última modificação em Qui, 16 de Agosto de 2012 16:37

Comentários  

 
0 #1 A reunião é dia 21 ou 20?Itamar 16-08-2012 18:35
A reunião é dia 21 ou 20? No site da CONDSEF diz que é dia 20.

---------

REPOSTA DA CNASI

Na matéria principal do portal da Cnasi também.
O equívoco do relatório foi corrigido.
Abraço
Reginaldo
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Blogs das Regionais