Terça, 22 Março 2011 21:15

EM AUDIÊNCIAS COM MINISTROS PARLAMENTARES E ENTIDADES PRESSIONAM POR SOLUÇÃO PARA INCRA E REFORMA AGRÁRIA

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

Uma série de reuniões cuja pauta é a reestruturação/desestruturação do INCRA, entre outros assuntos, ocorre nos próximos dias em Brasília. Serão reuniões com ministros da Secretaria de Relações Institucionais, do Desenvolvimento Agrário e da Secretaria Geral da Presidência da República.

 

Parlamentares integrante do Núcleo Agrário do Partido dos Trabalhadores (PT) realizam duas audiências no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta terça e quarta-feira (22 e 23/3), para tratar de assuntos ligados ao meio rural, inclusive sobre a reforma agrária e o INCRA.

 

A primeira delas foi com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Luiz Sérgio, e ocorreu na tarde desta terça-feira (22/3). A segunda, acontece na manhã desta quarta-feira (23/3), com o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República, que já confirmou em nota do Jornal “O Estado de São Paulo” a existência do projeto de reestruturação do INCRA. As reuniões com os ministros estão restritas aos parlamentares.

 

Uma outra reunião de parlamentares do Núcleo Agrário do PT, mas desta vez com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Bandeira Florence, foi adiada para data ainda não confirmada. O assunto é o mesmo.

 

FNRA

 

Ainda nesta semana outra reunião acontece. Nesta, representantes de entidades que compõem o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA) se reúnem, na tarde desta sexta-feira (25/3), com o ministro Afonso Bandeira Florence (MDA). Dois diretores da Confederação Nacional das Associações dos Servidores do INCRA (Cnasi) estarão presentes à audiência, quando irão defender a autarquia, suas atribuições e seus servidores.

 

A audiência foi uma das deliberações da última reunião da coordenação do FNRA no sentido de debater as questões macros da reforma agrária e agricultura familiar e a questão ambiental.

 

Durante a reunião o FNRA deve expor ao ministro posicionamentos sobre questões referente a temática  da reforma agrária, agricultura familiar/camponesa e a questão ambiental. Os atuais acontecimentos e notícias sobre mudanças profundas no INCRA e possivelmente nas suas atividades também serão alvo de intervenções dos participantes do evento.

 

O Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo tem suas origens na década de 1980, quando nasceu a Campanha Nacional pela Reforma Agrária coordenada pelo Instituto Brasileiro de Análises Socioeconômicas (Ibase) que já aglutinava as diferentes entidades de luta pela terra no Brasil. A Cnasi é uma das entidades fundadoras do FNRA.

 

Fonte: Ascom Cnasi

Ler 2707 vezes Última modificação em Sexta, 25 Março 2011 18:31