Quinta, 31 Março 2011 21:11

FNRA ENTREGA A MINISTRO DO MDA E PRESIDENTE DO INCRA DOCUMENTO COM PAUTA DE REIVINDICAÇÕES

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

Um documento com 17 itens relacionados à reforma agrária, reestruturação do INCRA e meio ambiente foi repassado, FNRA_e_min_MDA_ubirajara_machado_2nesta quarta-feira (30/3), ao ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence, e o presidente do Incra, Celso Lacerda, por representantes de entidades que compõem o Fórum Nacional de Reforma Agrária – FNRA.

 

A Cnasi é uma das 54 entidades que integram o FNRA e esteve presente nesta reunião com dois diretores nacionais. Também participou da reunião, representando a Secretaria Executiva da Presidência da República, o assessor Nilton Godói Tubino.

 

Na pauta apresentada é possível destacar a necessidade de construção do III PNRA – Plano Nacional de Reforma Agrária –, o desenvolvimento econômico e social dos assentamentos e da agricultura familiar e recomposição do quadro funcional do INCRA.

 

Representantes de movimentos sociais e entidades falaram da necessidade de aplicação de um plano emergencial para o INCRA, com relação à questão orçamentária e reestruturação da autarquia. Os problemas de gestão foram destacados como impasses que devem ser superados urgentemente, para que o órgão possa atuar com eficiência.

 

O secretário de política agrária da Contag, Willian Clementino, disse na reunião que é importante inserir o INCRA no programa de combate à pobreza rural, pois é impossível aplicação desta política sem o Instituto. Zé Batista, da coordenação do MST, defendeu a realização de mais debates sobre a questão agrária e a definição imediata de um plano emergencial de atuação.

 

Ministro Afonso Florence disse que o governo respeita os movimentos sociais e as entidades representativas e que irá ampliar o diálogo para melhorar a atuação nas áreas do MDA e INCRA. Ele citou que alguns pontos da pauta do FNRA são de aplicação e encaminhamento imediato, sendo que outros dependem de outras ações e decisões, como um orçamento maior.

 

Presidente Celso Lacerda afirmou que o baixo orçamento é um dos mais graves problemas do INCRA. Ele disse que o momento é de montagem de equipe de trabalho, com destaque para gestores e técnicos, bem como para balanço e conversas.

 

Acesse abaixo o documento entregue pelo FNRA:

Documento__do_forum__FNRA_ao_MDA.doc  

 

Fonte: Ascom Cnasi

Ler 2241 vezes Última modificação em Sexta, 15 Abril 2011 21:36