Quarta, 13 Abril 2011 22:04

SINTRAFESC REALIZA REUNIÃO COM SERVIDORES DO INCRA NA CAPITAL

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal em Santa Catarina (Sintrafesc) realizou na tarde desta terça-feira (12/4), em Florianópolis (SC), uma reunião com os servidores e servidoras do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em conjunto com a Associação dos Servidores do Incra (Assincra). O objetivo foi o de repassar informes dos delegados que participaram do Seminário sobre a Reestruturação e Missão Institucional do Incra e também do Encontro Nacional do setor, nos dias 7 e 8 de abril, na Condsef, em Brasília.

 

Os representantes eleitos em Santa Catarina foram o secretário de Assuntos de Aposentadoria e Pensões, Dérmio Antônio Filippi e Marcela do Amaral Pataro Machado - ambos servidores do Incra da Capital. Também participou em Brasília o secretário de Assuntos Jurídicos do Sintrafesc, Valdocir Noé Zanardi. A reunião no auditório do Incra, que contou com a presença da presidenta do Sintrafesc, Maria das Graças Gomes Albert, faz parte do projeto Sindicato Itinerante, com o objetivo de aproximar cada vez mais o Sindicato da sua base.

 

Dérmio Antônio Filippi disse, em seu relato sobre as atividades em Brasília, que os servidores do órgão decidiram iniciar uma mobilização nos órgãos todas as segundas-feiras, com o objetivo de evitar o desmonte do Incra e pressionar por uma negociação que melhore as condições de trabalho e resolva as distorções salariais existentes no órgão, além do cumprimento dos acordos com o governo.

 

Os servidores lutam por isonomia (igualdade) e capacitação profissional dos trabalhadores do setor, pela criação de uma Escola de Governo para a Reforma Agrária, eleição de pelo menos um representante regional para o Grupo de Trabalho no Distrito Federal - entre outros assuntos. Recentemente, 450 concursados não puderam ingressar no Incra por problemas na aplicação das provas.

 

Dérmio também fez um resumo do que disse o presidente do Incra, Celso Lacerda, que participou da reunião na Condsef. O atual presidente do órgão disse que pretende montar uma equipe técnica competente e quer que a reforma agrária seja um instrumento de combate à miséria no país. Disse que vai ouvir as superintendências e fazer um diagnóstico da situação em cada Estado.

 

O presidente do Incra reconheceu que o nível salarial no órgão é baixo e disse que em duas semanas apresentará ao ministro do Desenvolvimento Agrário e ao ministro da Casa Civil, a real situação do Instituto. Segundo ele, o órgão já sabe o que precisa ser feito, basta sistematizar com planejamento participativo. Afirmou também que é preciso melhorar a imagem do órgão na sociedade, mostrando a sua importância para a população. Para isso, precisa de uma comunicação com a grande mídia, com o público-alvo e com o pessoal interno.

 

Acrescentou, finalmente, que não há intenção de esvaziar ou dividir o Incra e que o corte no orçamento não foi tão intenso para o órgão, que passou de R$ 1, 2 bilhão para R$ 1, 1 bilhão.

 

Fonte: Sintrafesc - Assessoria de Imprensa

Ler 1531 vezes