Imprimir esta página
Terça, 21 Junho 2011 21:20

PROPOSTA DOS SERVIDORES EM RONDÔNIA PARA FORTALECER O INCRA FOI ENCAMINHADA À PRESIDÊNCIA DA AUTARQUIA

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

A proposta de reestruturação e fortalecimento do Incra em Rondônia, elaborada pelos servidores da SR-17IMG_2960_2 durante as oficinas e seminário realizados em maio e junho, com o apoio da Assincra e Sindsef, foi encaminhada ao presidente do Incra, Celso Lacerda de Lisboa. A proposta implica em alterações na estrutura organizacional, recomposição dos recursos humanos e melhorias no plano de carreira.

 

Na proposta são identificados os principais problemas da superintendência, como por exemplo: metas inexequíveis, seu não cumprimento, demandas reprimidas, falta de pessoal e de capacitação; bem como suas causas e as possíveis soluções. Na estrutura sugerida, foram definidos dois macroprocessos, relacionados ao ordenamento da estrutura fundiária e assentamentos, e três unidades administrativas para cada um deles.

 

Como valor público que o Incra pode gerar à sociedade os servidores destacaram a democratização do acesso à terra, qualidade de vida nos assentamentos e inserção produtiva, reconhecimento da propriedade rural, por meio das funções de cadastro e certificação de imóveis rurais e o cumprimento da função social da propriedade rural.

 

Em anexo ao documento foram encaminhados o “Estudo da Força de Trabalho”, o texto da Consolidação das Oficinas de Trabalho, folder do cronograma das atividades realizadas no Seminário e apresentações em PowerPoint utilizadas nos eventos.

 

O “Estudo da Força de Trabalho” observou que a SR-17/RO tem uma defasagem de 144 (cento e quarenta e quatro) servidores do considerado ideal para o alcance de ótimos resultados, e ainda a perda qualitativa com muitas situações de abono permanência e compulsórias, expressivo índice de doenças, e também transferências, cessões e desligamentos de servidores.

 

O documento alerta para a urgência na análise das aposentadorias que anunciam um grave desmonte desta Superintendência Regional e para a importância de reposição dos técnicos encaminhados ao Programa “Terra Legal”, necessitando de correção urgente.

 

Para o Plano de Carreira as principais reivindicações foram a paridade salarial entre os diversos cargos de nível superior, entre aposentados e ativos, gratificação especial de localidade (Amazônia Legal), cargos comissionados ocupados por servidores de carreira, metodologia de avaliação que valorize o tempo de serviço, capacidade produtiva individual e o interesse no auto desenvolvimento intelectual, além de incentivo à qualificação com remunerações e equiparação salarial com a carreira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.

 

Confira abaixo o documento na íntegra:

Texto_final_Seminario_Incra_Forte_Rondonia_junho_2011.pdf

 

Texto: Jeanne Machado

Ler 1762 vezes Última modificação em Sexta, 15 Julho 2011 18:23
CNASI

Mais recentes de CNASI


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0