Qua, 18 de Dezembro de 2019 18:09

EM RORAIMA SERVIDORES COBRAM MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO E VALORIZAÇÃO DURANTE DEBATE

Escrito por  Associação dos Servidores do Incra em Roraima
Classifique este artigo
(0 votos)

A campanha que a CNASI-ASSOCIAÇÃO NACIONAL vem realizando por todo o país em defesa dos servidores, pelo fortalecimento do Incra e da promoção das suas políticas públicas, durante os debates sobre os ataques ao Serviço Público brasileiro e a Reforma Administrativa anunciada pelo atual Governo, chegou também em Roraima – no extremo Norte do Brasil. E lá, os servidores foram enfáticos na cobrança de melhorias nas condições de trabalho e valorização profissional.

 

20191202 143753 3O evento – realizado no dia 2 de dezembro de 2019, na Superintendência Regional do Incra em Roraima -, reuniu dezenas de servidores para a palestra do diretor da CNASI-AN, Reginaldo Marcos Aguiar, que iniciou com resgate histórico dos principais fatos que marcaram as políticas públicas realizadas pelo Instituto, as mudanças que o órgão passou nas últimas décadas e os impactos disso para os servidores, sua carreira, condições de trabalho, etc.

 

Na segunda parte do evento, quando se passou a analisar os ataques ao Serviço Público brasileiro e a Reforma Administrativa anunciada pelo atual Governo, houve uma importante participação do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Roraima (Sindsep-RR), Gilberto Rosas, que trouxe elementos e informações a mais sobre as possibilidades de outras perdas de direitos dos trabalhadores, em especial os servidores públicos federais. Gilberto ainda fez relato sobre a atuação das entidades representativas nacionais – como Condsef e centrais de trabalhadores -, e estaduais, a exemplo do próprio Sindsep-RR.

 

Diante das informações repassadas e análises feitas durante o debate, os servidores reagiram e se mostraram contrários aos ataques à categoria e consequentemente à perda de direitos que os trabalhadores vêm sofrendo nos sucessivos governos, incluindo o atual. E evento foi ainda palco / espaço para os servidores cobrassem melhorias nasIMG 20191202 120354979 2 condições de trabalho e valorização profissional. Foi citada a importante atuação dos servidores do Incra em Roraima na campanha realizada pela CNASI-AN, em 2018, pela reestruturação de carreiras, tanto nas forcas tarefas em busca de apoio político-parlamentar em Brasília, quanto no Estado.

 

Houve ainda relato sobre a situação da sede social da Assincra/RR, em área nobre da capital e às margens do rio Cauamé – afluente do rio Branco. O local precisa de revitalização para que possa atender com mais conforto os servidores do Incra e seus convidados, bem como gerar renda à Associação. Uma das alternativas que surgiu no evento foi fazer uma parceria com Sindsep-RR e transformar o espaço em clube dos servidores federais em Roraima, mas mantendo a propriedade dos profissionais do Incra e da Assincra/RR.

 

Parceria
O debate com os servidores do Incra em Roraima só aconteceu pela atuação conjunta das diretorias da Assincra/RR, Sindsep-RR e CNASI-AN, que juntaram ações na divulgação das atividades e aplicaram recursos / esforços no sentido de viabilizar um debate com a categoria dos servidores do Incra/RR IMG 5147 4sobre temáticas atuais e essenciais para todos os trabalhadores brasileiros.

 

E o resultado dos esforças aplicados foi altamente positivo para as entidades e os servidores, pois se repassou informações e afinou o discurso conjunto em defesa das políticas públicas realizadas pelo Incra, no fortalecimento do órgão e na valorização dos seus profissionais.

 

E essa parceria já acontece há um bom tempo. Exemplo disso, foi que em maio de 2011 Assincra/RR, Sindsep-RR e CNASI-AN se uniram para realizar o "Encontro Estadual sobre Reestruturação e Fortalecimento do INCRA", quando os servidores debateram diversos assuntos relacionados aos três temas básicos (promoção das políticas públicas realizadas pelo Incra, no fortalecimento do órgão e na valorização dos seus profissionais), bem como sobre aposentadoria e assistência à saúde.

 

Avaliação da Cnasi
Como de praxe nas visitas da CNASI-AN nas dependências das superintendências regionais para realizar os debates, em Boa Vista (RR) também foi percorrido todos os espaços da sede do Incra/RR.

 

E o que se percebeu foi de que servidores do Incra em Roraima estão em uma razoável condição em termos de estrutura física / predial, pois apesar de alguns problemas de infiltração de água da chuva, mofo e sujeiras de animais o prédio é moderno e permite certo conforto. No entanto, há necessidade deIMG 20191202 173943196 2 atualização / troca de equipamentos elétricos e eletrônicos, pois boa parte já está desgastada pelo excesso de uso. Foi relatado também problemas na rede de internet, pois ela tem baixa velocidade e muitas vezes simplesmente não funciona, prejudicando as atividades cotidianas dos profissionais.

 

Quanto ao evento em si, foi muito importante e cumpriu os objetivos almejados, pois reestabeleceu contato com a base em Roraima, houve um rico debate e se chegou a deliberações relacionadas à promoção das políticas públicas realizadas pelo Incra, no fortalecimento do órgão e na valorização dos seus profissionais. E ainda serviu para mostrar que união de entidades – a exemplo de Assincra/RR, Sindsep-RR e CNASI-AN -, pode possibilitar a atuação conjunta, na defesa dos direitos dos trabalhadores.

 

Saiba AQUI mais sobre debates que CNASI-AN realiza pelo país.

 

Fonte: Cnasi-AN

Última modificação em Qua, 18 de Dezembro de 2019 18:33

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Blogs das Regionais

Links Úteis

sindsepdfasseraincracutfassincracnasi_lutas