Greve Incra e MDA  2012

Greve Incra e MDA 2012 (333)

Blog de mobilização da Greve unificada Incra e MDA 2012

RELATORIO Nº 18 ATIVIDADES DO COMANDO NACIONAL DE GREVE DOS SERVIDORES DO INCRA E MDA

10 de agosto de 2012 – Sede da Cnasi

 

PARTICIPANTES: ASSEMDA, CNASI, ASSINAGRO, RO, STM, DF

 

PAUTA DA REUNIÃO:

- Informes

- Avaliação da reunião com o presidente do Incra – Guedes

- Programação da semana de 13 a 17 de agosto

 

1)   Informes:

Reunião do SINDSEP-DF: governo entrou com pedido de suspensão da liminar sobre o corte de ponto no STJ. Equipe jurídica já recorreu;

Governo promete endurecer com o movimento na próxima semana, que se torna decisivo;

Possibilidade de apresentação de uma proposta em três ou quatro anos, seguindo os exemplos já apresentados para docentes e técnicos-administrativos de universidades;

Ficou agendado para a próxima segunda-feira pela manhã uma reunião com o Comando de Greve da Funai para definir a dinâmica da reunião com o MPOG. A ideia deles e nossa é fazer em separado, mas depende do MPOG.

Segunda, à tarde, reunião com o deputado Gim Argelo;

Agenda do comando local de greve (incorporar os servidores dos estados que estão em Brasília).

Orientação para as SRs no dia 14: realizar vigília o dia inteiro para aguardar a possível proposta;

 

2. Avaliação da Reunião com Presidente do Incra:

O relato resumido da reunião segue abaixo:

Houve a sinalização de que será apresentado uma proposta na reunião da próxima semana, no que pese o discurso de que não é o que esperamos. Não se sabe também se a proposta atende ao Incra e ao MDA;

Direcionamento do Incra para o programa “Brasil Sem Miséria” como estratégia do presidente;

Evidente subordinação do Incra ao MDA;

Movimento grevista e articulação parlamentar tem pautado o Incra no governo e incomodado;

Possibilidade de realizar um debate sobre o programa “Brasil Sem Miséria” ainda durante a greve (vê a possibilidade durante a semana de mobilização, a confirmar);

Falas de todos os membros do governo são similares.

(Acesse a íntegra do relato da reunião com o presidente Guedes, no link a seguir - http://www.cnasi.org.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=266:relato-da-reuni%C3%A3o-do-comando-nacional-de-greve-com-o-presidente-do-incra-10/08/2012&Itemid=111)

 

3. Programação da próxima semana:

 

Segunda: Manhã: Reunião do CNG com CN da Funai sobre a reunião com MPOG;

Debate sobre conjuntura promovido pelo Comando do DF

Confirmar a presença dos parlamentares na reunião do MPOG

Tarde:   Preparação para a reunião de terça com o MPOG

 

Terça: Vigília no MPOG e estados e reunião (dia todo)

Avaliação do CNG e envio para os estados

 

Quarta:   Manhã: Ato do Conjunto do Funcionalismo Federal em Greve

Atividade com todos os servidores do Incra/MDA que se encontram em Brasília.

 

 

Nesta quinta-feira dia 09/08/2012 a Superintendência do INCRA - Médio São Francisco em Petrolina/PE foi trancada pelos servidores em greve. Diante disso, o dia foi de discussões sobre o tema, levantamento de informações e mobilização.

Como ninguém é de ferro, foi promovido uma café da manhã, onde todos os servidores presentes na barraca, construida pelos próprios grevistas, se deleitaram.

O movimento foi por todo o dia!

09-08-2012-1Paralizacao100

Café da Manhã - Fonte: Comando de Greve INCRA-SR29/MSF

09-08-2012-2Paralizacao100

Informativos com o Portão TRANCADO - Fonte: Comando de Greve INCRA-SR29/MSF

Servidores da SR29 - Fonte: Comando de Greve INCRA-SR29/MSF

--

Comando de Greve INCRA - SR29/MSF

Relato da reunião do Comando Nacional de Greve com o presidente do Incra - 10/08/2012

 

  1. O presidente do Incra, Carlos Guedes, começou a reunião explicando as razões por ter solicitado a pauta.  Ele começou falando que entende e respeita a greve, mas que gostaria de construir uma agenda de trabalho, tendo em vista, principalmente, a sua pretensão de apresentar na próxima reunião do Condraf, que ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de setembro, a nova visão de reforma agrária do Incra, afirmou ainda que também  pretende apresentá-la  no Congresso Camponês Unificado que ocorrerá  entre os dias 20 a 22 de agosto.
  2. O presidente afirmou ainda que já conversou com MST e Fetraf, e que já tem uma conversa agendada com a Contag. Houve também uma conversa com a CNA sobre a certificação de imóveis. Nada foi dito sobre os detalhes das conversas.
  3. Houve reunião com diversos ministros, incluindo MDA para tratar do Brasil Sem Miséria. Segundo o presidente, o Incra foi mencionado como um importante agente  de execução do Programa Brasil Sem Miséria, o que foi muito bem visto pelo presidente, ele afirmou por diversas vezes que as mobilizações dos servidores  foi bastante importante para o reconhecimento do Incra ( tentativa de sedução. Não colou).
  4. Quando a palavra foi passada para os servidores afirmamos que entendemos a necessidade de construir uma agenda e discutir o Incra. Entretanto, a nossa demanda emergencial é a pauta de reivindicação, tendo em vista, principalmente, que sem o atendimento dessa pauta não será possível executar nenhuma agenda de trabalho.
  5. Em seguida perguntamos sobre a proposta e solicitamos que nos adiantasse o que sabe sobre a mesma. Ele disse que  pouco sabe, e que de qualquer forma não está autorizado  a dá grandes detalhes, e essa  desautorização é um determinação  dada a todo o governo, contudo ele disse para não elevarmos muito as nossas expectativas. Ele disse que está sendo dado início a um processo de ajuste ou readequação da composição salarial e perdas,  o processo será  longo e contínuo, não devemos esperar  solução definitiva de forma imediata. Por último ele afirmou que não acredita que tudo se solucionará na próxima semana.
  6. O presidente afirmou ainda  que aguarda o que for acordado com o Min. do Planejamento,  tanto no que diz respeito a recomposição salarial como concurso, para finalizar a demanda orçamentária do Incra. E por conta disso nada saiu do Incra  para o planejamento, nem mesmo sobre  nova estrutura.
  7. Perguntamos se ele estaria presente na reunião do dia 14, ele afirmou que não, pois tem uma agenda urgente em Alagoas. Perguntamos então se haverá algum representante do Incra e se o Ministro irá. O presidente disse que não sabe nada sobre o gabinete, mas que conversará com o ministro e a secretária executiva, para definir se haverá representante do Incra e do MDA na reunião.
  8. Por fim Guedes afirmou que as decisões do governo no que diz respeito as demandas dos trabalhadores está sendo pautada pela “crise”.

Com seus coletes verdes e carregando a faixa “Incra em greve: A crise do Brasil não é o servidor. É a corrupção”, profissionais do Instituto e do MDA participaram do Dia Nacional de Lutas, na quinta-feira (9). A mobilização se concentrou, pela manhã, em frente à sede do Banco Central, na Avenida Garibaldi, em Salvador (BA) e seguiu em passeata até a entrada do campus Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Ondina.

 Além dos manifestantes do Incra/MDA, outras categorias participaram do ato público, entre eles profissionais do DNPM, agências reguladoras, servidores das universidades federais e do IBGE. A manifestação visa à intensificação das ações para que o governo negocie com os trabalhadores.

 Havia muitas faixas, cartazes e bonecos. Palavras de ordem davam o tom ao movimento. Os servidores afirmavam que os atos de mobilização e paralisações dos servidores públicos federais continuam pela falta de vontade de abrir negociações por parte do governo federal.

 O Incra, na Bahia, aderiu ao movimento grevista no dia 26 de junho e até agora o governo não sentou para negociar com as lideranças nacionais da categoria. As datas das reuniões com o Ministério do Planejamento foram desmarcadas, o que forçou os servidores das 28 superintendências regionais em greve a continuarem parados. A expectativa é de que o governo apresente uma proposta no dia 14 de agosto, quando foi agendada uma reunião com o Planejamento.

 

 

Sex, 10 de Agosto de 2012 12:17

PETROLINA/PE: MOBILIZAÇÕES POLÍTICAS

Escrito por Greve Incra e MDA 2012

Dep. Federal Gonzaga Patriota

 

Após contatos do Comando de Greve da SR-29, o Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) esteve reunido hoje (10/08/12) com os servidores do INCRA – MSF em nossa barraca em frente ao portão principal da SR. Na ocasião, onde ele hipotecou total apoio ao nosso pleito,  reiteramos o convite para que ele estivesse presente na reunião a ser realizada no dia 14/08/12, as 14:00h com o Sr. Sergio Mendonça no MPOG. Embora esteja em recesso parlamentar e tenha uma agenda já definida para apoio aos candidatos a prefeito da região, confidenciou-nos que, se a agenda dele neste dia for restrita a Petrolina, este pedirá para postergar seus compromissos e estará presente em Brasília, junto com o Comando de Greve para a reunião acima mencionada.

 

 

 

Dep. Federal Raul Henry

 

Após articulações, o comando de greve dos servidores do INCRA da SR-29, no ultimo dia 02/08/12 estiveram reunidos na residência do Exmo. Sr. Prefeito de Petrolina – PE, Sr. Julio Lossio que, a convite, proporcionou o encontro com o Deputado Federal Raul Henry  (PMDB-PE).  Na ocasião, o comando apresentou aos políticos a pauta de reinvidicações dos servidores desta autarquia que se encontram em greve por tempo indeterminado. O Deputado Federal Raul Henry questionou sobre quais as atividades que este órgão desenvolve no país. Por oportuno, estavam presentes tanto servidores das Divisões  de Desenvolvimento, Fundiário e Obtenção de Terras. Falamos da importância desta autarquia na organização da malha fundiária do país, do Georreferenciamento de imóveis rurais, do controle da aquisição de lotes por estrangeiros, da criação de novos assentamentos e do desenvolvimento sustentável destes como contribuição na redução da pobreza extrema no Brasil e na inclusão social da população rural. Ao final, o deputado concordou em enviar um oficio ao MPOG solicitando a reunião com a Ministra, mesmo não sendo da base de apoio do Governo Dilma (Faz parte do PMDB independente). Também sugeriu que angariássemos apoios com deputados e senadores ligados a base do governo. O prefeito mos informou que tem feito diversos contatos com o INCRA de Petrolina, com a intenção de celebrar convênios e parcerias e que irá fazer contatos com o Senador Jarbas Vasconcelos ( PMDB-PE), seu amigo pessoal, e com Michel Temer, com quem goza de excelente transito e prestígio. È esperar para ver! Devemos continuar com esta linha de articulação?

--

Comando de Greve SR29/MSF

Em Ouricuri / PE, o Sr. Ministro Pepe Vargas esteve na entrega de títulos e celebração de diversos convênios, o Comando de Greve INCRA SR29 entregou nas mãos do Ministro uma carta em Defesa da Estruturação dos Orgãos de Desenvolvimento Agrário.

A carta foi assinada por todos os servidores em greve. Abaixo, a carta:Carta_-_Frente_-_640-480

--

Comando de Greve SR29/MSF

Sex, 10 de Agosto de 2012 10:46

FEIJOADA DA RESISTÊNCIA

Escrito por Greve Incra e MDA 2012

ASSINCRA/PE promove Feijoada da resistência para os Servidores em GREVE na SR-03 em 03/08/2012.

 

 

 

DSC00290

RELATORIO Nº 17 ATIVIDADES DO COMANDO NACIONAL DE GREVE DOS SERVIDORES DO INCRA E MDA

9 de agosto de 2012 – Sede da Cnasi

PARTICIPANTES:

ASSENDA, CNASI, ASSINAGRO, BA, PE, MG, DF, STA, RO, GO, TO 

PAUTA DA REUNIÃO:

- Informes

- Avaliação dos Atos

- Reunião com o MPOG, 14/08/2012, 14:00 horas

- Reunião com o Guedes, 10/08/2012, às 10:00 horas

- Encaminhamentos

 

DIA 07/08

- Forró do não sobe nem desce

- 16 Superintendências trancadas

- Articulação parlamentar

- Vídeo Conferência sobre o Brasil Sem Miséria: INCRA assume dobrar a meta

 

DIA 08/08

- Cerca de 20 servidores fizeram manifestação no CENSIPAM, com faixas e gritos de ordem, estiveram presentes: Presidenta Dilma, Mirian, Gleisi, diversos Ministros, Governadores, parlamentares e outras autoridades

- Durante a Conferência Nacional do Trabalho, servidores de vários órgãos vaiaram e pressionaram o Ministro Gilberto Carvalho

- Durante o lançamento da Frente Parlamentar para a Agro-ecologia, o Ministro Pepe Vargas reconheceu a falta de estrutura do MDA e várias falas comentaram a nossa greve

 

DIA 09/08

- Na semana que vem haverá reunião de todos os RHs do INCRA no Rio de Janeiro

- Servidores INCRA/MDA e outras categorias em greve participaram de caminhada e manifestação em frente ao STF

- Reunião com a Márcia Quadrado:

  • Haverá reunião do MPOG com outros ministros, data não definida
  • Uma possível carreira unificada INCRA/MDA
  • A prioridade nº1 do MDA é a realização de concursos

 

INFORMES PARLAMENTARES:

- Servidores tiveram audiência com vários parlamentares tentando antecipar o conteúdo de uma possível proposta que seria apresentada no dia 14 e fizeram articulação para garantir a presença de deputados e senadores na reunião

- Confirmaram presença os parlamentares: Valmir Assunção, Marina, Valterni Pereira, Valdir Raupp, Padre João e Leonardo Monteiro

 

AVALIAÇÕES:

- A semana foi intensa, muitas articulações, o movimento deverá ser ainda mais intensificado e a mobilização precisa ser cada vez mais forte para sairmos vitoriosos

 

REUNIÃO COM O GUEDES:

- Os presentes votaram que a pauta com o Presidente fosse focada na questão salarial e na reunião que aconteceu entre o Guedes e os Ministros Pepe e Gilberto Carvalho

- Reginaldo irá se interar sobre a situação no Mato Grosso do Sul para uma possível discussão ao final da reunião

 

REUNIÃO COM O MPOG:

- A FUNAI está tentado se desvincular da reunião conjunta com o INCRA e MPOG

- Representantes do Comando Nacional (Március e Almir) entrarão em contato com a FUNAI tentando viabilizar o desmembramento da reunião

- Se houver proposta, a mesma será encaminhada imediatamente para discussão e deliberação nas bases

 

ENCAMINHAMENTOS:

- O comando nacional se interar sobre os assuntos que serão discutidos durante o encontro de RHs no Rio de Janeiro

- Március e Almir farão articulação com a FUNAI buscando desmembrar a reunião do INCRA/FUNAI/MPOG

No dia de ontem os servidores do Incra juntaram-se aos servidores do IBGE, MIN. SAÚDE, UFRN, FUNASA, Polícia Federal, DNPM e outros órgãos da base do SINTSEF/RN para um ato público em frente ao prédio do IBGE, na Praça Pedro Velho (Praça Cívica)012nocentro de Natal. A concentração começou às 8:00 horas da manhã, com a fala de representantes dos órgãos presentes.

Às 11:30 horas, os manifestantes tomaram as duas faixas da Avenida Prudente de Moraes impedindo o fluxo do trânsito e cantaram o hino nacional, após, foi servido o almoço para todos os participantes da manifestação.

Em Natal, empresas exportadoras de pescado e frutas já sentem os efeitos da greve, os empresários do ramo estão preocupados com a perda dos prazos com clientes na Europa, Japão e Estados Unidos em função da greve dos fiscais agropecuários.

No dia 8/8 houve manifestação em frente à sede do Ministério da Saúde em Natal, onde os servidores do INCRA também se fizeram presentes.

Página 11 de 24

Blogs das Regionais