A Associação dos Servidores do Incra em Rondônia (Assincra/RO) emitiu uma Nota de Repúdio na qual contesta as declarações do ex-presidente do Incra, João Carlos Jesus Correa, veiculadas nas redes sociais no início de outubro de 2019. O conteúdo das declarações atribuídas ao ex-presidente diz que há organizações criminosas no Incra e foi retirado do cargo por contrariá-las. No texto também tem insinuações sobre a falta de ética dos servidores.
A Associação dos Servidores do Incra em Rondônia (Assincra/RO) emitiu documento no qual rebate as declarações do secretário de Estado da Agricultura, Evandro César Padovani, que pediu a extinção do Incra, dirigindo sua posição à bancada federal no Congresso Nacional e à ministra da Agricultura. A declaração do secretário de Estado da Agricultura de Rondônia foi publicada no jornal Diário da Amazônia, na edição de 19 de agosto de 2019.
A Superintendência Regional do Incra em Rondônia sediou, nos dias 8 e 9 de maio de 2019, o Seminário Região Norte "O Incra que queremos", com objetivo de debater temas relacionados às políticas publicas realizadas pela autarquia agrária, o fortalecimento da instituição e valorização dos servidores – isso, com recorte regional, amazônico do órgão.