Após terem sidos informados, com riqueza de detalhes, sobre a construção de plano de reestruturação da autarquia (realizado exclusivamente pela direção do órgão), os péssimos acordos resultantes das negociações remunerativas com governo e o descaso do Estado com a fundação que cuida da saúde dos profissionais (e seus dependentes) os servidores do Incra decidiram paralisar as atividades nesta quinta-feira (24/11).
A paralisação é uma forma de protesto para mostrar a indignação dos profissionais sobre estes três grandes temas – reestruturação do Incra, negociações remunerativas e desestruturação da Fassincra. Os servidores exigirem acesso ao Plano de reestruturação do Incra, equiparação remunerativa com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e mais recursos financeiros para a Fassincra – Fundação Assistencial dos Servidores do Incra.
A decisão de parar as atividades foi o resultado do Encontro Estadual dos Servidores do Incra, realizado na sexta-feira (18/11), em sua sede regional. Durante o evento, houve palestras de integrantes das direções da Cnasi, Fasincra, Condsef, Sindsep/MA e Associação dos Servidores do Incra no Maranhão – Assincra/MA.
O superintendente regional do Incra/MA, José Inácio Rodrigo, afirmou na abertura do evento que atividades como aquela, na qual se discutia os problemas da autarquia e suas soluções, são importantes tanto para órgão quanto para seus profissionais. O secretário Geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Maranhão, Valter Cézar Dias Figueiredo, que representou a Condsef no evento, afirmou que os servidores do Incra podem contar com as entidades local e nacional em todas as lutas. Um documento relatando os pontos debatidos e os posicionamentos deliberados / decididos foi composto pelos participantes e será encaminhado ao governo.
Naquela semana os estados do Amazonas e Pará também sediaram encontros da mesma natureza deste do Maranhão. E nesta semana será a vez de mais seis outros estados – Santa Catarina (21/11), Paraná (22/11), Mato Grosso do Sul (23/11), Mato Grosso (21/11), Rondônia (22/11) e Acre (24/11).
Saiba mais sobre os encontros regionais no link abaixo:
Fonte: Ascom Cnasi