PARALISAÇÃO TOTAL DOS SERVIDORES DO INCRA NO PARANÁ NO DIA 14 DE MAIO DE 2012

No Paraná a paralisação conjunta (ASSINGRO, ASSINCRA/PR e servidores do MDA) foi completa nesta segunda-feira (14/05), pois seguiram o calendário nacional da campanha salarial. Pela manhã os servidores se concentraram em frente ao prédio do Incra, sendo que naPR_DSC01066_2parte da tarde realizaram assembléia para discutir a campanha salarial e outros assuntos de interesse.

 

Ficou aprovado na assembleia que:

1. A manutenção das paralisações conjuntas previstas para os dias 17 e 21/05/2012 e a disposição para greve caso não haja resultados positivos até o dia 31/05/2012;

2. que se inclua enfaticamente nos documentos conjuntos o indicativo de greve para o INCRA, pois na pauta para o encontro nacional das entidades do INCRA este assunto não consta da ordem do dia;

3. discordância da sugestão feita pelas direções nacionais da CNASI, ASSINAGRO e ASSEMDA que recomendam a transferência do Encontro Nacional das Entidades Representativas do INCRA e MDA do dia 21/05 para 04/06. Os presentes consideram que é necessário a manutenção da reunião antes da reunião do dia 31/05 com o MPOG. A juntificativa por tal posição se deve entre outros aos seguintes motivos:

- não podemos ficar a reboque da agenda do MPOG que historicamente tem enrolado os servidores."Estamos tentando negociar com o MPOG há vários anos sem sucesso e prorrogar o encontro das entidades significa perder tempo na organização da possibilidade de greve;

- o MPOG já conhece nossas reivindicações;

- há necessidade urgente de preparar a nossa luta conjunta independente do resultado da reunião do dia 31/05 com o MPOG. Realizar o encontro apenas no dia 04/06 é muito tarde para, se for necessário, iniciar um processo de organização de greve,  já que estamos em ano eleitoral e ficará difícil articular com parlamentares no período.

 

Paralisação do dia 25 de abril

 

No dia 25 de abril, os servidores do Paraná se concentraram em frente ao prédio do Incra, em Curitiba, e em seguida participaram da passeata no Centro da cidade, junto com os servidores federais da UFPR (professores e funcionários), do IBGE, do INMETRO, da UTFPR, do Hospital de Clínicas e outros órgãos. O movimento teve boa participação e repercussão na mídia local.

 

O representante dos Servidores do Incra no Paraná, se pronunciou sobre as reivindicações da categoria. Durante a tarde os servidores continuaram a paralisação, se concentrando na frente do prédio do INCRA e após participaram de uma reunião para debate do movimento.

 

Dia 5 de março

 

A adesão ao movimento de paralisação no Paraná, no dia 5 de abril de 2012, ultrapassou 85% dos servidores, sendo que houve a participação de lideranças dos quilombolas e do MST. No decorrer do dia, diversos órgãos da imprensa do Estado compareceram, inclusive três canais de televisão e rádios locais, divulgando notas sobre a reivindicação dos servidores, fazendo entrevistas e transmissão radiofônica ao vivo sobre o movimento. (Material atualizado às 17h58min, de 24.05.2012)

 

Fonte: Assincra/PR e Assinagro/PR