ATOS NACIONAIS SERÃO REALIZADOS PELOS SERVIDORES DO INCRA E MDA NOS DIAS 26 DE JUNHO E 4 DE JULHO DE 2012

O Comando Nacional de Greve do Incra e MDA está convocando os servidores dos órgãos para participarem de dois atos nacionais, que serão realizados nos dias 26 de junho e 4 de julho de 2012, para pressionar o governo a atender as reivindicações das categorias. O ato do dia 26 vai marcar a entrada oficial na greve de pelo menos dez superintendências regionais do Incra. Nesta data, estão confirmadas a entrada em greve, por tempo indeterminado, as superintendências regionais do Incra em Rondônia, Tocantins, Goiás, Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Minas  Gerais, Espírito Santo e Bahia.

 

O ato do dia 4 de julho de 2012 vai ocorrer em Brasília, juntamente com as atividades do Acampamento da Condsef – que será realizado no período de 3 a 7. Quem não puder participar das atividades na capital federal, fará mobilização no estado onde está lotado.

 

As assincras e asseras devem programar para as duas datas atividades que tanto congreguem os servidores no movimento grevista, quanto chame a atenção da sociedade para a importância do Incra e MDA, bem como para os problemas pelos quais passam os órgãos. Nos atos é essencial a participação de integrantes de movimentos sociais que defendem a reforma agrária e agricultura familiar, a fim de que fique explicitado para a opinião pública que a luta dos servidores é também para atender melhor o público do Incra e MDA.

 

Adesões

 

Os servidores do Incra no Médio São Francisco (Petrolina/PE), Pernambuco (Recife), Alagoas e no Acre vão decidir se aderem ao movimento na segunda-feira (25/6). Já na terça-feira (26/6) os servidores da autarquia no Amazonas vão fazer assembleia geral para decidir se entram ou não no movimento grevista. Roraima também vai decidir somente na próxima semana.

 

Desde a segunda-feira (18) estão oficialmente em greve todo o MDA, a Sede do Incra, em Brasília, e as superintendências regionais da autarquia no Distrito Federal e Entorno (também em Brasília), no Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará (Belém), Sul do Pará (Marabá), Santarém (PA) e Amapá. Também aderiu à greve no dia 18, os servidores da Unidade Avançada do Incra em Imperatriz, no Maranhão. No dia 21 de junho entrou em greve a Superintendência Regional do Incra no Mato Grosso. Em estado de greve se encontra ainda os servidores da Unidade Avançada do Incra em Cascavel, no Paraná, mas farão uma nova assembleia no dia 27 de junho.

 

Um ofício da Condsef foi repassado ao MDA informado a entrada em greve dos servidores do Incra e do ministério. Acesse-o no link abaixo:

Oficio_Confsef_MDA_greve2012.pdf 

 

Uma cartilha que traz esclarecimentos e orientações sobre a greve no serviço público foi disponibilizada pela Condsef e pode ser acessada no link abaixo:

cartilha_greve_junho_2012.pdf 

 

Fora da greve

 

A decisão dos servidores do Incra Santa Catarina em não aderir à greve foi uma grande surpresa para todo o País, com destaque para a direção da Cnasi, que já contabilizava como certa a participação dos catarinenses no movimento grevista, pela garra e força nas mobilizações e paralisações ocorridas nas semanas anteriores.

 

Continuam sem aderir ao movimento grevista os servidores do Incra em Sergipe e no Rio Grande do Sul. A direção da Cnasi está mantendo contato com as lideranças locais para que a situação seja revertida. Uma visita a esses estados por integrantes da Confederação ou do Comando Nacional de Greve é uma das alternativas que estão sendo estudadas.

 

A Associação dos Servidores do Incra em São Paulo (Assincra/SP), embora desfiliada da Cnasi, tem mantido contato com a direção da Confederação em busca de informações sobre o movimento grevista e as possíveis soluções para os problemas da Fassincra. Uma reaproximação entre as duas entidades está sendo construída. Exemplo disso, é que um representante da Assincra/SP participou do Encontro Nacional de Entidades do Incra e MDA (realizado em 4 de junho de 2012), bem como da Reunião Extraordinária da Direção da Cnasi – ocorrido em 5 de junho de 2012. Também a direção da Cnasi acompanhou, no dia 18 de junho de 2012, dois representantes da Assincra/SP durante reunião com o presidente do Incra, Celso Lacerda, sobre a nomeação de novo superintendente da autarquia para o estado de São Paulo. Já há um compromisso das duas entidades em realizarem, conjuntamente, um encontro estadual de servidores do Incra nos próximos meses. Os servidores do Incra em São Paulo não estão em greve.

 

Greve da base da Condsef

 

No dia 21 de junho de 2012 a Condsef instalou o Comando Nacional de Greve que vai acompanhar e apoiar os movimentos de paralisação da base da entidade que já acontecem em pelo menos seis estados (Pará, Sergipe, Amapá, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro) e o Distrito Federal.

 

Setores como Funasa, Incra,  Arquivo Nacional, Saúde, Desenvolvimento Agrário, Justiça, Trabalho e Emprego, Previdência Social, Polícia Rodoviária Federal, Cnem e Area Ambiental já registram paralisação de atividades. Assembleias agendadas em todo o Brasil devem confirmar a adesão de outros estados e categorias no movimento paredista.

 

A greve dos servidores da base da Condsef reforça a paralisação no setor público que começou com professores e atinge também os administrativos das universidades. O objetivo do movimento é reivindicar a apresentação imediata de proposta por parte do governo às demandas do funcionalismo. As reivindicações foram entregues pela Condsef, CUT e outras 29 entidades nacionais dos servidores, ao Ministério do Planejamento desde o dia 24 de janeiro e até o momento, apesar de dezenas de reuniões, o governo de forma desrespeitosa não apresentou uma resposta oficial às demandas dos servidores.

 

Fonte: Ascom Cnasi