UMA TONELADA DE ALIMENTOS É DISTRIBUÍDA DURANTE MANIFESTAÇÃO DE SERVIDORES DO INCRA E MDA EM BRASÍLIA

Populares que transitavam pela área central de Brasília fizeram fila para receber a doação de produtos oriundos agriculturaIMG_0071_2 familiar e projetos de assentamentos de reforma agrária, durante a manifestação dos servidores do Incra e MDA para protestar contra o descaso que os órgãos agrários estão sofrendo do Governo Federal. No ato – realizado na manhã desta quarta-feira (11/7), nas proximidades da Rodoviária do Plano Piloto –, foi distribuída uma tonelada de arroz orgânico e frutas (banana, laranja e tangerina).

 

Junto com os produtos foram distribuídos panfletos sobre as atividades do Incra e MDA, com destaque para os resultados das ações destes órgãos. Exemplo disso, que consta no panfleto, é que a agricultura familiar é responsável por 70 por cento da produção de alimentos que chegam à mesa do brasileiro e por 75 por cento dos empregos no campo – embora ocupe uma área bem menor que o chamado agronegócio. O material destaca ainda que o governo investe apenas 14 por cento na 

IMG_0044_2agricultura familiar, enquanto que a agricultura empresarial recebe 86 por cento. A luta dos servidores por reestruturação dos órgãos – para que estes possam contribuir com mais eficiência para o desenvolvimento rural sustentável e a desconcentração de terras –, foi também lembrada no panfleto. Imprensa fez cobertua da manifestação. 

 

O ato em Brasília seguiu as orientações do Comando Nacional de Greve do Incra e MDA, que solicitou aos comandos locais e servidores dos órgãos a realização de manifestações por todo o País nos dia 11, 18 e 25 de junho de 2012, em consonância com o calendário de atividades da Condsef.

 

Confira abaixo, por meio de link postado na TV CNASI SERVIDORES, o vídeo sobre o ato de doação de uma tonelada de alimentos:

http://www.youtube.com/user/tvCNASIservidores?gl=BR&feature=watch

 

A solicitação também incluía a realização de atos nacionais (em Brasília e nos estados – superintendências, delegacias e unidades avançadas) nos dias 30 e 31 de julho de 2012, como forma de pressão ao governo, antecedendo a data que este impôs a si mesmo como limite para apresentação de proposta aos servidores. Essas manifestações devem ocorrer, preferencialmente, em parceria com os sindicatos locais, bem como por meio de ações conjuntas com órgãos ligados ao meio rural (Funai, Conab, Embrapa, Ibama, ICMBio, etc),

 

Incra chega aos 42 anos

 

Os 42 anos do Incra (alcançado no dia 9 de julho de 2012) não foi festejado. Na maior parte dos casos foi apenas lembrado por servidores saudosistas dos “tempos dourados”, quando o órgão tinha um pouco mais de crédito do próprio governo, em comparação ao total descaso pelo qual passa atualmente. Com corte de um quarto de seu orçamento em 2012, dois mil servidores prestes a se aposentar (de um total de 5,5 mil) e desestruturado, realmente não há o que comemorar – a exemplo de anos anteriores.

 

Para piorar a situação, as constantes ameaças de extinção e alterações bruscas em sua constituição tornam o clima inapropriado para comemoração. No entanto, a greve dos servidores do Incra está muito forte, sendo referência para diversos órgãos federais. Essa greve busca também tornar o Incra forte, que ele seja reestruturado, tenha o orçamento ampliado e seu quadro de servidores aumentado em pelo menos três mil novos profissionais. Quando isso for feito, realmente o Incra terá motivos para comemorar aniversários de criação. (Material atualizado às 16h12min, de 12.07.2012)

 

Fonte: Ascom Comando Nacional de Greve Incra MDA