SERVIDORES FAZEM MANIFESTAÇÃO DURANTE POSSE DE GUEDES NA PRESIDÊNCIA DO INCRA

Cerca de cem servidores do Incra e MDA fizeram manifestação na solenidade de posse do novo presidente da autarquia, Carlos Guedes, destacando aos participantes as reivindicações deIMG_0362_2 fortalecimento da autarquia e do ministério (com reestruturação e ampliação de orçamento) e valorização de seus profissionais.  O solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira (24/7), na sede do Incra, em Brasília.

 


Durante a fala de Guedes os servidores expuseram faixas com as reivindicações. Após a fala do presidente, foi feita uma apresentação de reivindicações em jogral (declamação de texto em coro, isto é, um coral falado). O texto recitado era o seguinte: "Nesse momento de mudanças no Incra, nós, servidores do Incra, entendemos que, se a nova Presidência da Casa quer efetivamente cumprir com a missão do órgão, deverá apoiar essa causa"

 

Confira o vídeo do jogral no link da “TV CNASI SERVIDORES”, abaixo:

http://www.youtube.com/user/tvCNASIservidores?gl=BR&feature=watch

 

Guedes disse em sua fala que assumia o desafio de integrar as políticas públicas de combate à extrema pobreza nos assentamentos da reforma agrária. “Essa foi a tarefa que o ministro (Pepe Vargas) me incumbiu e que nós vamos cumprir”, afirmou. A gestão, segundo ele, será baseada em quatro principais pilares: qualificação dos assentamentos, acesso à terra, governança fundiária e articulação com o MDA e com o projeto nacional de desenvolvimento. Segundo Guedes, o diálogo IMG_0348_3com os servidores do Incra será ampliado nesta gestão. “Queremos que representantes da categoria tenham um assento dentro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf)”.

 

O ministro Pepe Vargas disse que as reivindicações serão atendidas “nas condições possíveis”, e acrescentou que “o Estado brasileiro tem retomado suas funções, mas, assim como nem todos os direitos foram alcançados, nem todas as reivindicações podem ser atendidas”.

 

O ex-presidente Celso Lacerda afirmou saia feliz por ter contribuído com o projeto de distribuir terra, preservar a identidade cultural das comunidades rurais e de criar estratégias para mantê-las no campo.

 

Acesse nos links abaixo algumas reportagens sobre a posse:

CANAL RURAL

1- http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=261682&channel=99

2- http://agricultura.ruralbr.com.br/noticia/2012/07/meta-e-melhorar-situacao-dos-assentamentos-no-pais-diz-novo-presidente-do-incra-3831046.html

O ESTADO DE SÃO PAULO

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,servidores-pedem-reajuste-em-posse-de-guedes-no-incra,904858,0.htm

AGÊNCIA BRASIL

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-07-24/novo-presidente-assume-incra-dividido-entre-demanda-de-servidores-em-greve-e-cobranca-por-mais-reform

EXAME.COM

http://exame.abril.com.br/brasil/politica/noticias/novo-presidente-assume-incra-entre-greve-e-reforma-agraria

VALOR ECONÔMICO

http://www.valor.com.br/politica/2762682/servidores-em-greve-protestam-em-posse-de-novo-presidente-do-incra

O GLOBO

http://oglobo.globo.com/pais/novo-presidente-assume-incra-com-os-servidores-em-greve-5570516

TERRA

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI6016592-EI306,00-Incra+tem+novo+presidente+para+acabar+com+greve+de+funcionarios.html

MDA

http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=10308457

 

Fonte: Ascom do Comando Nacional de Greve no Incra e MDA