DIA DE LUTA – DIVERSAS AÇÕES SÃO REALIZADAS PELOS SERVIDORES DO INCRA E MDA EM TODO O PAÍS NESTE 31 DE JULHO DE 2012

Após o adiamento da apresentação de propostas pelo Governo Federal, os servidores em greve do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) deram o seu recado neste 31 de julho de 2012 e mostraram disposição para o acirramento da luta. Em vários estados ocorreram desde passeatas até a interdição de rodovias para lembrar as reivindicações da categoria.

    

A seguir, algumas ações, por estado, que chamaram a atenção da sociedade para a urgência da reestruturação dos órgãos agrários, além de melhoria salarial e de condições de trabalho.

IMG_0441_3

 

Acre – Os servidores promoveram, em Rio Branco, um lanche aos trabalhadores rurais assistidos pelo Incra e pelo MDA. No cardápio, cachorro quente com suco de frutas da região.

Amazonas – Os colegas do Incra e do MDA engrossaram o coro dos protestos que ocorreram em Manaus. Cerca de 1,5 mil pessoas percorreram diversas ruas do centro da  capital.

Bahia – A participação, na capital baiana, Salvador, foi na passeata que bloqueou o tráfego no centro da cidade e reuniu centenas de servidores federais em greve no estado.

Ceará – Com o lema “Chega de Enrolação: Negocia Dilma”, os servidores do Incra e do MDA foram às ruas, em Fortaleza, juntamente com representantes de outras categorias em greve.

IMG_0453_2Distrito Federal – Mais uma vez, a Esplanada dos Ministérios foi o ponto de encontro dos grevistas da capital federal. Cerca de 3 mil pessoas protestaram nos ministérios da Fazenda e do Planejamento, sendo que centenas eram integrantes do MST (vieram a nosso convite) e dezenas de servidores do Incra e MDA.

Espírito Santo – No centro de Vitória, servidores do Incra estenderam faixas nos semáforos e distribuíram folhetos para informar à sociedade a situação caótica da autarquia federal.

Goiás – Servidores interditaram meia pista da BR 153 por 31 minutos, em referência ao dia 31 de julho, data em que o Governo Federal apresentaria uma proposta aos grevistas.

Mato Grosso do Sul – Os colegas do estado participaram, em Campo Grande, de caminhada com cerca de 200 participantes, em protesto contra o sucateamento dos órgãos públicos.

Minas Gerais – Os servidores deliberaram pelo trancamento da Superintendência do Incra no estado. A ideia é reabri-la somente após a apresentação de proposta pelo governo.

Pará – A participação dos servidores do Incra e do MDA no bloqueio da rodovia Belém-Brasília (BR-316) na manhã desta terça-feira chamou a atenção para a ‘enrolação do governo federal’.

Paraná – Os servidores fizeram dois atos públicos: entregaram ofício ao Ministério Público Federal com denúncias sobre a situação do Incra além de se concentraram na Praça Santos Andrade.

Pernambuco Os colegas do Incra e do MDA participaram de protesto na Praça da Independência, na capital pernambucana, Recife. Presença de destaque de boneco da presidente Dilma Rousseff.

Piauí – Na Praça Rio Branco, em Teresina, os servidores da autarquia e do MDA se uniram a representantes de outras categorias em greve para cobrar respostas do Governo Federal sobre as negociações. Houve também a ocupação do gabinete, para zerar suas atividades em resposta ao descaso total do MPOG em relação à greve do INCRA/MDA. Os servidores optaram por ficar acampados no local. No Piauí 95% dos servidores estão em greve.

Rio de Janeiro – O centro da capital fluminense foi o palco da manifestação contra o posicionamento adotado pelo Governo Federal. A concentração foi na histórica Candelária.

Rio Grande do Sul – Entre os cerca de 200 participantes do protesto que bloqueou a ponte do Rio Guaíba, em Porto Alegre, na manhã desta terça, estavam servidores do Incra e do MDA.

Rondônia – A disposição para continuar a greve na autarquia ficou evidente na participação dos servidores no protesto realizado na Avenida Presidente Dutra, em Porto Velho.

Roraima – O compromisso dos companheiros grevistas do Incra do MDA em Boa Vista foi integrar uma carreata realizada no centro da capital para, mas uma vez, colocar a causa em evidência.

Tocantins – Em um cruzamento movimentado de Palmas, ato conjunto de trabalhadores lembrou à população a necessidade de melhoria dos serviços públicos prestados.

(Material atualizado às 18h56min, de 01.08.2012)

Fonte: Ascom do Comando Nacional de Greve no Incra e MDA