MPOG AFIRMA QUE NEGOCIAÇÃO REMUNERATIVA FOI CONCLUÍDA, MAS CNASI DEFENDE A VALORIZAÇÃO DE SERVIDORES E REESTRUTURAÇÃO DE CARREIRA

Em meio a lamentações pela não celebração de acordo com o Incra e explicitação do reconhecimento da importância da autarquia “para o desenvolvimento do Brasil”, o secretário de Relações do Trabalho, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Sérgio Mendonça, disse na reunião desta segunda-feira (19/11), em Brasília, que o processo de negociação remunerativa neste ano de 2012 com os servidores públicos chegou ao fim. Apesar deste posicionamento do governo, a direção da Cnasi garantiu durante a reunião que vai continuar a luta pela valorização dos servidores da autarquia, tanto na melhoria dos padrões remunerativos, quanto na reestruturação da carreira.

   

IMG00118_2Mendonça afirmou que o governo se esforçou para proporcionar ao Incra a melhor proposta possível. A Cnasi contestou a fala, afirmando que outras categorias, como a dos servidores do Ibama, tiveram tratamento diferenciado, o que elevou a remuneração de seus profissionais a valores muito bons. Ainda segundo a Cnasi, o mesmo não ocorreu com os servidores do Incra, que tiveram duas propostas que apenas aumentavam as distorções e equívocos remunerativos na autarquia. Enquanto que a proposta do Ibama tinha um impacto orçamentário de cerca de R$ 350 milhões, a do Incra ficava na casa de R$ 150 milhões.

 

O secretário do MPOG disse que não estava autorizado a apresentar novas propostas, mas se o Planalto mandar ele afirmou que apresentaria sem o menor problema. “A conversa, a negociação está reaberta, mas não podemos falar sobre remuneração com impacto para 2013 com os 10 setores que não assinaram acordo – inclusive o Incra. Já para 2014, podemos fazer agendamentos a partir de março”, assegurou.

 

A Cnasi reforçou que seria importante que fosse criado um Grupo de Trabalho (GT) para discutir a reestruturação da carreira, o que determina acordo assinado em 2008 – mas nunca cumprido. A solicitação foi parcialmente atendida, pois Mendonça disse que isso poderá ser iniciado também em março de 2014, mas que deverá ser finalizado por outro setor do MPOG.

 

A direção da Cnasi continua mantendo contato com parlamentares e lideranças políticas em busca de apoio às reivindicações da categoria, no sentido de melhorar os padrões remunerativos e reestruturar a carreira – isso de forma imediata, pois a pauta dos profissionais da autarquia é muito ampla e pode levar alguns anos para ser atendida.

 

Participaram ainda desta reunião, integrantes da direção da Condsef e assessores dos seguintes parlamentares: deputada federal Érika kokay (PT-DF), deputado federal Elvino Bohn Gass (PT-RS), deputado federal Marcon (PT-RS), deputada federal Marina Sant´Anna (PT-GO). Um assessor do Núcleo Agrário do PT também esteve presente à reunião. Os deputados não participaram pessoalmente por estarem, nesta segunda-feira, em suas bases nos estados.

 

Reunião dia 14

 

No início da noite de 14 de novembro de 2012 a direção da Cnasi e o secretário Sérgio Mendonça tiveram uma reunião, no MPOG, na qual se discutiu a última proposta apresentada, bem como detalhes da reunião desta segunda-feira (19/11). Mendonça ficou de conversar com a ministra do MPOG e outros integrantes do governo para buscar elementos a serem apresentados na reunião da segunda-feira.

 

Fonte: Ascom Cnasi