Os servidores do Incra em Tocantins participaram no início do mês, na capital Palmas, de reunião na qual se tratou temas de interesse da categoria no estado. Entre os temas estavam: Plenária Setorial do Incra; Plano Estratégico de Lutas; Parecer da CGU/TO sobre aposentadoria; Plenária Nacional da CONDSEF; encaminhamento dos PADs e casos de assédio moral.
Durante o evento – que foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado do Tocantins (Sindsep/TO) no dia oito de abril de 2012 e teve a participação de dezenas de servidores da autarquia –, foi discutida a necessidade dos servidores da ativa de se aproximarem dos aposentados e pensionistas, chamando-os para fortalecer a luta, inclusive por conta das ameaças que existem, a exemplo dos pareceres da CGU/TO, que é contrário a reajustes nos pontos da GDARA para este grupo.
Ficou definido no plano estratégico do evento, o seguinte: lutar pela gratificação de qualificação; apoiar a melhoria da tabela remunerativa, reduzindo suas distorções; incorporar as gratificações ao salário base; combater o assédio moral; resgatar, no contexto da luta por melhorias na remuneração e carreira, a defesa da Reforma Agrária e do trabalhador rural; defesa do concurso público como forma legítima de servir ao Estado, em face da expansão da terceirização ilícita; lutar pela melhoria do vale alimentação.
Terceirização
Segundo dados apresentados no evento, o quantitativo de terceirizados em nível nacional no Incra ultrapassa 2,2 mil (números de 2012), o que por si só já transparece um quantitativo abusivo. Em termos comparativo, com o montante gasto com os 60 postos terceirizados mais caros seria possível admitir 139 servidores concursados de nível médio ou 91 de nível superior. Isso revela que a opção pela terceirização não se refere a uma questão de custo, mas sim uma preferência para beneficiar apadrinhados.
Confira abaixo a íntegra da ata e fotos do evento.
ATA_de_Reunio_INCRA_TO__SINTSEP-TO_08_DE_ABRIL_2013.pdf
Fonte: Ascom Cnasi